• Garoto
  • Paraiba
  • Posto Aliança
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX
  • Paraiba
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX
  • Posto Aliança
  • Garoto

O Grêmio já está garantido nas quartas de final do Campeonato Gaúcho. Nesta segunda (25), mesmo em ritmo mais lento, o time de Renato Gaúcho venceu o Veranópolis por 2 a 0 em Porto Alegre.

707ae6b4623f84036810f0a1a9aed5deFoto: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho, duas vezes, garantiu a vitória que carimbou classificação com três rodadas de antecipação. A partida, que marcou a volta de Portaluppi após curso de treinador da CBF, também foi o último teste antes da estreia na Libertadores.

Agora o Grêmio soma 20 pontos em oito jogos no Gauchão. Está quatro pontos a frente do Inter, segundo colocado, e não pode mais sair da zona de classificação.

A polêmica pelo vídeo se declarando ao Flamengo está no passado. Bem no passado. Marinho foi o jogador mais empenhado do time, talvez de olho em vaga no primeiro compromisso da Libertadores - semana que vem.

Foi oportunista para abrir o placar e depois contou com a sorte para ampliar o marcador: tentou cruzamento e acertou o canto direito do goleiro Reynaldo. Maicon, autor do passe para o primeiro gol, merece menção honrosa.

Pedro Geromel até errou mais que o habitual, mas contra um adversário quase nulo ofensivo os vacilos passam batido. O mesmo não pode ser dito de Everton, artilheiro do Grêmio em 2018. O meia-atacante foi muito discreto durante a partida e se limitou a distribuir passes laterais.

As arrancadas e os dribles não apareceram. Na próxima rodada do Gauchão, o Grêmio recebe o São José-POA em 9 de março. No dia 6, o time estreia na Libertadores contra o Rosario Central, na Argentina.

A postura do Veranópolis induziu o Grêmio a fazer um início sonolento. Beirando a displicência em alguns momentos. Ainda assim, com ritmo de treino, o time da casa conseguiu se impor. A intensidade de Marinho foi uma das boas notícias do primeiro tempo. O meia-atacante, não à toa, abriu o placar.

A jogada por si só entrega o panorama da partida: Maicon se deslocou e aparece na meia esquerda. Dali, fez um lançamento com quê de passe teleguiado e Marinho cabeceou.

No segundo tempo também coube a Marinho o papel de artilheiro. Do lado direito, ele tentou um cruzamento e a bola saiu mais fechada. Reynaldo, goleiro do 'VEC', se enganou e a bola entrou.

Arma poderosa do Grêmio nos últimos anos, o lado esquerdo ficou quase esquecido durante a partida. Bruno Cortez foi pouco acionado, apoiou menos do que em outras partidas e assistiu Everton também fazer papel de mero coadjuvante na atuação do time tricolor.

O flanco foi substituído pela zona oposta, com a mobilidade de Marinho e disposição total de Leonardo. Renato volta do curso em versão elétrica De volta à beira do campo, Renato Gaúcho deu sinais de saudade. O treinador gesticulou com intensidade desde os primeiros minutos.

Deu bronca no time várias vezes e também usou as mãos para aplaudir Marinho em seus lances agudos. Equipado com capa de chuva, o treinador retomou a rotina depois dos dias no curso de treinadores da CBF.

Na reta final do jogo, Renato fez as três trocas e com elas o Grêmio criou mais chances de gol. A atuação do segundo tempo já tinha melhorado, na comparação com a primeira etapa, mas com as substituições houve mais gás.

O placar não mudou por detalhes - centímetros de mais em um chute de Montoya e a cabeça de um zagueiro na conclusão de Matheus Henrique.

JEREMIAS WERNEK
PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS)