• Posto Aliança
  • DarioPax
  • Fartote Freitas

A Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi) proibiu o ingresso de suínos e seus produtos oriundos do Ceará. A proibição ocorre após a confirmação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de um foco de peste suína clássica (PSC) no estado vizinho.

2ecaba0d2afe4d9d4d55b4c6655ead40(Foto: MAPA)

O gerente de Defesa Animal da Adapi, José Idílio, ressalta que a medida visa evitar a introdução do vírus no Piauí e proteger a suinocultura piauiense.


"Essa foi uma determinação do Ministério da Agricultura para salvaguardar a suinocultura e evitar a introdução do vírus no Piauí. Essa recomendação foi para todos os estados do Nordeste que estão pleiteando a zona livre da peste suína clássica", explica José Idílio.

Ele explica que a proibição não tem prazo definido e vai prevalecer até a erradicação dos focos da peste no Ceará.

"Durante esse período, vamos intensificar as barreiras e ter um maior controle para evitar a entrada de suínos e seus produtos de forma clandestina", reitera.

O gerente de Defesa Animal da Adapi diz que a medida não terá impacto significativo no mercado piauiense e não há riscos de desasbastecimento de carne suína.

"O Ceará praticamente não abastece o Piauí. Os suínos vivos, geralmente, vêm de Santa Catarina e Paraná que já são áreas livres da peste suína", finaliza José Idílio.

Também conhecida como cólera suína, a peste é uma doença viral contagiosa que afeta somente suínos domésticos e selvagens, sem riscos à saúde humana e outras espécies animais.

 

Fonte:cidadeverde.com

Na manhã desta segunda-feira (15), na Câmara dos Vereadores, foi realizada a segunda edição da campanha "Neuro em Ação”, um evento que discutiu, centralmente, o mau uso do celular e consequências para a saúde através de práticas cotidianas. A iniciativa foi encabeçada pelo Hospital Regional Tibério Nunes, em parceria com a Cooperativa e Sociedade Piauiense de Neurocirurgia e a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

IMG 2321

O serviço de assistência em neurocirurgia do Hospital Regional Tibério Nunes tem atendido a demanda de Floriano e região desde fevereiro de 2018, até o momento foram realizados cerca de 200 atendimentos na urgência desse setor.

IMG 2325

Durante o momento foram conduzidas três palestras, abordando o “Mau uso do celular”, pelo presidente da Cooperativa Piauiense de Neurocirurgiões, Cléciton Braga, “Má postura”, pela fisioterapeuta Juliana Monteiro, e “Perfil dos pacientes da Neurocirurgia do Hospital Regional Tibério Nunes”, ministrada pelo acadêmico de Enfermagem da UESPI, Ivaldo Muniz. A campanha enfatiza a preocupação social através da disseminação de informações sobre práticas preventivas que podem reduzir os danos à saúde.

IMG 2323

De acordo com o neurocirurgião do Hospital e um dos palestrantes, Cléciton Braga, “dados mostram que 25% dos acidentes são causados por uso de aplicativos de mensagem, no momento em que se está dirigindo. Toda a atividade motora, e grande parte de sua atenção, estão focadas em algo determinado, que não é dirigir”. O especialista ainda destacou que ao usar essas tecnologias o motorista assume a postura como se estivesse dirigindo embriagado.

IMG 2324

Também estiveram presentes na manhã de palestras a secretária de Saúde, Thais Braglia, os vereadores Dessim Almeida e David Oka, o diretor clínico do HRTN, Justino Moreira, assim como profissionais da Saúde, demais autoridades e interessados na temática.

 

Fonte:Secom

Na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito Joel Rodrigues visitou a Unidade Básica de Saúde – UBS Paulo Martins, localizada no bairro Via Azul. A Unidade que passa por obras de reestruturação, em sua estrutura física, deve atender a população com mais qualidade, a partir de reparos no sistema elétrico, paredes, piso e teto, que estão sendo reforçados. Para que a comunidade não fique sem atendimento básico, os atendimentos estão sendo realizados na UBS Nossa Senhora da Guia.

IMG 2362

Segundo o prefeito Joel Rodrigues, esse trabalho é contínuo e contemplará todas as UBS’s da cidade e do interior, 12 UBS`s, reestruturadas, já passaram por obras e outras devem ser entregues a curto prazo. O prefeito acompanhou a obra ao lado do vice-prefeito Antônio Reis, e dos secretários de Infrestrutura, Marcony Allison; de Comunicação, Nilson Ferreira; de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafaela Barros; de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, demais diretores e assessores.

IMG 2364

Outras Unidades Básicas de Sáude estão passando por obras, como é o caso da UBS Luís Tavares, localizada no bairro Taboca. Temporariamente a comunidade assistida por esta unidade, encontra atendimento na UBS Dirceu Arcoverde, na avenida Dirceu Arcoverde, bairro São Cristovão. Já a UBS Pedro Simplício, no bairro São Borja, também em obras, está sendo assistida pela UBS Alfredo de Carvalho, no Campo Velho.

IMG 2366

A UBS José Paraguassú, localizada no bairro Sambaíba Nova, também passa por reestruturação, e a comunidade recebe atendimento na UBS Paulo Kalume, Tiberão. Já os pacientes da UBS Helvídio de Holanda, localizada no bairro Manguinha, em obras, recebe atendimento na UBS Teodoro Sobral, no bairro Caixa D’água.

 

Fonte:Secom

A Agência de Desenvolvimento Agrário do Piauí (Adapi) afirmou nesta segunda-feira (15) que está em alerta por conta do aparecimento de um foco da peste suína no Ceará. Segundo o órgão, todas as ações estão voltadas para impedir que o vírus chegue às criações do estado. A orientação é que os criadores comuniquem sobre qualquer caso de mortalidade de animais, com paralisias de membros ou hemorragia, especialmente em suínos jovens. O alerta foi feito pelo gerente de Defesa Animal da Adapi, José Idílio, em entrevista ao Jornal do Piauí.

84ef5d95a780567b78de134854e89a3e Foto: Thiago Gomes/ Fotos Públicas

O Ministério da Agricultura confirmou, na última segunda (8), que um foco do vírus foi encontrado em uma propriedade rural do Ceará. Uma notificação do Ministério sobre o caso deve chegar em breve à Adapi, mas José Idílio comunicou que mesmo antes disso, todas as recomendações para os criadores já estão sendo feitas.

“É importante frisar que o estado do Ceará, que é vizinho nosso, foi detectado e confirmado pelo laboratório nacional agropecuário de Minas Gerais um foco de peste suína. Quanto a ele, já estão sendo tomadas todas as medidas necessárias, conforme determina o Ministério da Agricultura e Plano de Contingência para a peste suína e esperamos que esse vírus não chegue ao Piauí”.

O gerente complementou: “Alertamos aos produtores do Piauí que nos comuniquem imediatamente todo e qualquer mortalidade de animais, principalmente suínos jovens, animais com paralisias de membros, animais caídos ou com hemorragias, que comunique a Adapi para que possamos realizar investigação epidemiológica, coletar material e encaminhar para o laboratório para conseguir um diagnóstico preciso”.

Sobre a peste suína
O presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Piauí, Anísio Neto, explicou no Jornal do Piauí, que está havendo essa preocupação de se fazer uma vigilância no rebanho suíno no estado.

A peste suína, conforme informou Anísio Neto, é uma doença viral (RNAvírus) de alta morbidade e mortalidade, que se propaga com muita rapidez. Não é uma doença infecto contagiosa, mas que pode gerar um impacto econômico negativo muito grande às criações de suínos.

“Porque resulta em diminuição de importações, redução de consumo, rebanho, enfim, impacta diretamente no setor agropecuário que é um setor que vem trazendo divisas para o estado”, afirmou o presidente.

Anísio Neto observou que o risco da peste suína chegar ao Piauí remete a preocupação de necessidade de fortalecimento das agencias de defesa agropecuária e do Ministério da Agricultura. “A nossa classe politica precisa estar atenta a importância das medidas preventivas, profiláticas, que vem através de uma agência de defesa forte. Precisamos estar atentos a vigilância da entrada do rebanho, das barreiras, tanto das fixas quanto das móveis e é preciso dar a condições necessárias para que os fiscais agropecuários possam desempenhar o seu papel a contento”.

Fonte:cidadeverde.com

migel 01rosa branca