Seguindo o lema de levar cultura a diversas partes do Brasil, a Associação Brincantes do Folclore Nordestino esta desenvolvendo um projeto cultural no estado da Bahia, é o “Canta Luiz” que faz uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

canta luiz 24

“Esta sendo uma experiência fantástica. Esse projeto o Canta Luiz foi idealizado pela Associação Brincantes e tem como intuito maior manter viva as tradições nordestinas e a memória de Luiz Gonzaga, resgatando suas músicas e reascendendo no coração do nordestino a sua importância cultural,” disse Leonardo Carlos, coordenador do projeto.

canta luiz 25

Ousado, o projeto levará para 07 municípios da Bahia uma caravana completa com estrutura de palco, som e iluminação profissional para que os sanfoneiros e cantores da região possam fazer suas apresentações em praça ou espaços públicos.

canta luiz 26

Canta Luiz faz parte do projeto comemorativo de 10 anos da Associação Brincantes do Folclore Nordestino, “o projeto só esta sendo possível graças ao patrocínio da FERBASA da Bahia que descobriu nosso projeto na plataforma cultural e abraçou a ideia de fortalecer valores culturais do nordeste e manter viva a memória e o patrimônio imaterial de Luiz Gonzaga,” falou Daniel Benício, produtor geral.

canta luiz

“Queremos mostrar a saga desse cantor, desse artista que foi um lorde na sanfona, que popularizou o estilo alegre do nordestino. Luiz Gonzaga aprimorou a sanfona e eternizou a vida do povo nordestino em suas poesias e músicas,” disse Tâmara Borges, pres. Associação Brincantes

O foco do projeto é manter viva as tradições do nordeste, através das canções de Luiz Gonzaga, as musicas, as letras do rei do baião são patrimônios imateriais da cultura nordestina, “queremos valorizar o que o nordeste tem de melhor e manter viva a memória do Rei do Baião, para que as futuras gerações possam compreender a importância desse patrimônio imaterial,” completou Leonardo.

Neste fim de semana o projeto Canta Luiz vai estar nos seguintes municípios baiano.
Pojuca (BA) – 23/06 – Sábado

Entre Rios (BA) – 24/06 – Domingo

Andorinha (BA) – 25/06 – Segunda-feira

Campo Formoso (BA) – 26/06 – Terça-Feira

Fonte: ASCOM

Em Julho Floriano irá sediar a 10º edição do Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional. O evento organizado pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino reúne quadrilhas juninas de 15 estados do Brasil.

CIDA E LEO

Esse ano, mais de 100 quadrilhas juninas se inscreveram pra participar do festival em Floriano, a seleção dos espetáculos juninos foi feita pelos Brincantes analisaram as propostas de tema, figurinos, tradição e resgate cultural, 40 quadrilhas foram selecionadas.

“A seleção das quadrilhas é sempre um desafio, e esse ano a dificuldade foi maior, os grupos são belíssimos e a cada ano surpreendem com temas que valorizam e resgatam a cultura,” disse Aparecida Santana, produtora.

fes

O Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional já faz parte do calendário junino nacional, é um dos maiores festivais do Brasil.

“A Associação Brincantes de Floriano consegue, através desse evento, reunir o maior número de quadrilhas juninas do Brasil, por isso recebeu dos quadrilheiros e entidades formada por grupos juninos esse reconhecimento,” falou Leo Carlos, produtor geral.

Além das apresentações culturais, o Festival Nordestino também oferece ao público shows gratuitos com bandas locais e regionais, cada noite uma atração diferente.

BANNER

O 10º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional será realizado na praça de eventos na Av. Frei Antônio Cúrcio, Beira Rio, entre os dias 12 e 15 de Julho. E é patrocinado pelo Governo Federal através da Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Floriano.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO;

** 12 DE JULHO/2018 / QUINTA **

AUTO DO BOI BUMBÁ – GRUPO CORPO E ALMA FLORIANO (PI)
EXPLOSÃO JUNINA MIRIM FLORIANO (PI)
LUAR DO SERTÃO FLORIANO (PI)
CORAÇÃO CAIPIRA (Escola CEEP) FLORIANO (PI)
MATUTOS SANFONEAR JERUMENHA (PI)
FURACÃO JUNINO STA Mª DA BOA VISTA (PE)
VILA CAIPIRA REGENERAÇÃO (PI)
GURGUEIA BOM JESUS (PI)

SHOW MUSICAL – BANDA FARREIROS

** 13 DE JULHO/2018 / SEXTA **

OS CANGACEIROS DO SERTÃO ITAUEIRA (PI)
RAIZES DO SERTÃO FRANCISCO AYRES (PI)
LUAR DO SERTÃO SÃO JOÃO DOS PATOS (MA)
LUMIAR BARRODURENSE BARRO DURO (PI)
FLOR DE CASTRO CRISTINO CASTRO (PI)
ARRAIÁ DA PRINCESA FLORIANO (PI)
DERRUBA O MURO NOVA YORK (MA)
BALÃO DOURADO PETROLINA (PE)

SHOW COM AS BANDAS: JÉSSICA NUNES E FORRÓ MOÇA FLOR / LEO CACHORRÃO

** 14 DE JULHO/2018/ SÁBADO **

VALENTE DO NORDESTE ICÓ (CE)
IMPERATRIZ DO FORRÓ BAHIA
VELHO CHICO IBOTIRAMA (BA)
CAIPIRAS DO BOROCOXÓ PALMAS (TO)
ASA BRANCA DO AGRESTE TERESINA (PI)
ASA BRANCA BAHIA
CAMPEBAS CAMPINA GRANDE (PB)
RAIZES DO SÃO JOÃO PARAUAPEBAS (PA)

SHOW COM AS BANDAS: DANDINHA E BANDA / FRANK E EDUARDO / DESEJO DE MENINA

** 15 DE JULHO/2018 / DOMINGO **

AMOR JUNINO AGUAS LINDAS (GO)
MANDACARU DO SERTÃO BARRAS (PI)
EXPLODE CORAÇÃO DUQUE BARCELAR (MA)
NOVA GERAÇÃO TERESINA (PI)
NUM SÓ PISCAR SÃO SEBASTIÃO (DF)
ESTRELA NORDESTINA DELMIRO GOUVEIA (AL)
MEU SERTÃO RIACHUELO (SE)
FOGO QUENTE ELEGANTE TACM (PI)
JUNINA BABAÇU FORTALEZA (CE)
JUNINA LUMIAR PARNAIBA (PI)
ASA BRANCA PEDREIRAS (MA)
LUA DE PRATA DEMERVAL LOBÃO (PI)
TROPICALIENTE ANANINDEUA (PA)
LUAR DO SÃO JOÃO TERESINA (PI)
JUNINA ASSUM PRETO SERGIPE
FEDERAÇÃO JUNINA DO RIO GRANDE DO NORTE NATAL (RN)

FONTE: ASCOM BRINCANTES

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, através da Prefeitura de Floriano e em parceria com a Associação de Quadrilhas Juninas de Floriano (ASQUAJUF), vai promover neste sábado (23), no Centro Estadual de Educação Petrônio Portela, antigo Premen, a segunda edição do ‘Arraiá Itinerante’, que busca levar aos bairros florianenses a cultura de junina.

5a4f88a3 881a 40aa a241 c2c36c6a69cd

O evento aberto ao público, contemplará o bairro Irapuá I com apresentação de quadrilhas juninas, muita criatividade com coreografias de grupos de dança, o tradicional bumba meu boi, arrasta pé com apresentações artísticas dos sanfoneiros, além da culinária típica as festividades de São João. A anfitriã da noite será o grupo junino ‘Coração Caipira’.

O projeto ‘Arraiá Itinerante’ busca incentivar e manter a tradição da cultura junina e pretende alcançar diversos bairros da cidade, que serão divulgados ao longo de cada semana, com realização sempre aos sábados.

 

Fonte:Secom

Quando fizemos a entrevista com o humorista Cláudio Santos, a sua timidez deixou a impressão de insegurança em relação à missão de fazer rir. Na noite de sábado(16) dia do espetáculo no Teatro Maria Bonita, a nossa intensão era apenas de fazer uma fotografia e um pequeno vídeo pra registrar nossa presença, mas logo no início do espetáculo, o humorista Cláudio Santos mostrou que a aparente timidez revelada na entrevista, pode até ser real mas soa como uma espécie de artifício pra causar impacto quando ele sobe no palco, pois com o seu jeito diferente, Cláudio conseguiu fazer o público presente sorrir do início ao fim do espetáculo e eu que ficaria apenas o tempo suficiente pra fazer uma foto, conferi do início ao fim e confesso que o rapaz tem futuro, pois até a falha do som e o pequeno público são transformadas em piadas pelo artista. Parabéns Cláudio Santos. Os grande palcos e públicos esperam por você. Boa sorte.

WhatsApp Image 2018 06 18 at 05.25.27Cláudio Santos no Teatro Maria Bonita. (Imagem:Temístocles Filho/jc24horas)

Da redação