• Visual Grafica
  • DarioPax
  • Posto Aliança
  • MK Farma

O senador Álvaro Dias (Podemos) concedeu entrevista a TV Cidade Verde nesta quarta-feira (18) diretamente de Brasília. Pré-candidato a presidente da República, ele defende a reformulação da República, que é uma espécie de reformulação do sistema político do país.

804a8b55437cfd8a07c88321e8e78b75

Segundo o senador do Podemos, o atual sistema favorece a corrupção. Ele destaca o papel da operação Lava Jato na prisão de políticos e grandes empresários envolvidos em escândalos e afirma que no pleito de outubro, o eleitor deverá privilegiar os candidatos ficha limpa.

O presidenciável aponta as reformas que considera fundamentais para a reformulação do país. “O Brasil está desarrumado. O sistema político corrupto e incompetente desarrumou o país e nos empurrou para esse caos administrativo, com uma nação mergulhada em um oceano de dificuldades. É preciso fazer uma refundação da República que passa por reformas fundamentais. A reforma do Estado com a reforma política, começando pelo andar de cima, afetando os privilégios das autoridades. Depois reforma do sistema federativo, tributária, previdenciária, essenciais para que o país volte a crescer no ritmo que deve crescer”, disse.

Álvaro Dias destaca o papel da Lava Jato no combate à corrupção. Ele afirma que operação da Polícia Federal tem feito um “estrago” nos esquemas de corrupção.

“Tudo isso é consequência desse sistema de governança corrupto que combatemos e queremos substituir denominando de refundação da República. |Esse sistema é a fabrica da corrupção. É necessário prender os barões da corrupção, muitos foram presos, outros certamente serão, mas é fundamental substituir o sistema ou caso contrário continuará fabricando barões da corrupção. É essencial a mudança do sistema. A Lava Jato faz um estrago na vida dos desoneste e altera o sistema eleitoral. Não será como antes. A população vai priorizar os políticos ficha limpa. O povo tem exta noção do que representa a corrupção na sua vida”.
Com relação ao Podemos no Piauí, o senador afirma que afirma que irá apoiar qualquer decisão que for tomada pelo senador Elmano Ferrer. O político piauiense é o representante do partido cotado para disputar o Governo do Estado.

“O palanque é forte quando é limpo, por isso, no Piauí será forte. O senador Elmano é honrado e digno e conquistou a simpatia de todos no Senado Federal. Acredito nele e sei que vai conduzir o partido muito bem. Atua conjuntamente com o ex-senador João Vicente Claudino (PTB). O que eles decidirem terá nosso aval porque será o melhor para o Piauí”, destacou.

Fonte:cidadeverde.com

O PSD defende que os partidos da base aliada do governador Wellington Dias (PT) sigam em uma “chapão”, na disputa por vagas majoritárias. O obstáculo para a construção dessa coligação tem sido a resistência do PT. O deputado Georgiano Neto, único representante do PSD na Assembleia Legislativa, não aceita a proposta de chapa pura colocada pelo partido do governador.

adfb909e82dc600cfffa056864a50449Foto: Wilson Filho

Para Georgiano, já que Wellington Dias (PT) tem o apoio da maioria das legendas, cabe ao PT fazer uma espécie de sacrifício e sair no chapão.

“Nosso plano é uma ampla chapa proporcional formada por partidos da base aliada. A expectativa é que se possa formar o famoso chapão. Existe uma resistência por parte de alguns partidos como o PT, que é o partido do governador, mas o PT já tem o governador que é o cargo mais importante e o nome que nós defendemos. Vamos trabalhar pela reeleição do governador Wellington Dias e acreditamos que com toda a sua habilidade e experiência, vai fazer com que os partidos da base, e o próprio PT, possa facilitar e flexibilizar esse grande entendimento”, destacou.

O presidente do PT no Piauí, deputado federal Assis Carvalho, afirma que a chapa pura é uma forma do partido aumentar a bancada na Assembleia. Essa postura causa um mal-estar com os demais partidos que defendem todos juntos em um chapão. É o caso do PSD.

“Acreditamos que ao mesmo tempo que é importante que os partidos aliados passem a compor a chapa majoritária, é importante também que passe por esse entendimento de compor a chapa proporcional”, afirmou.

Com relação à chapa majoritária, o PSD disputa uma das vagas ao Senado Federal. O partido deseja indicar o presidente estadual Júlio César Lima para a vaga, mas depois de perder deputados com a janela partidária, essa possibilidade ficou mais remota.

Apesar das perdas significativas, Georgiano Neto afirma que o partido mantém a indicação de Júlio César. “O PSD teve baixas importantes, mas é um partido com capilaridade em todos as cidades. É presente em 214 municípios e na eleição de 2016 elegemos 26 prefeitos, 18 vice-prefeitos e 200 vereadores. Em nível municipal essas lideranças permanecem unidas e engajadas nesse projeto de levar o nome de Júlio César a uma das vagas de Senado Federal”, disse.

 

Fonte:cidadeverde.com

O PRB entrou na disputa por uma vaga na chapa majoritária do governador Wellington Dias (PT). O vice-presidente nacional da legenda, o cantor Frank Aguiar, é o nome da legenda para concorrer a uma vaga de senador pelo Piauí.

4e617787358e4b0cd53084dad341bd7f

O partido faz parte da base aliada do governador e se for candidato, Frank irá ocupar a vaga de Senado que seria naturalmente de Regina Sousa (PT), que luta para disputar a reeleição. O presidente do PRB no Piauí, deputado estadual Gessivaldo Isaías, diz que o partido tem estrutura para disputar a vaga.

"O vice- presidente Frank Aguiar nos engrandece. Estamos conversando para buscar uma vaga no Senado na composição de uma vaga. Hoje temos um nome para vaga no Senado, que é o Frank Aguiar. Ele deu aval, como soldado do partido, colocando o nome dele á disposição. Estamos na base do governo e temos conversado com o governado”, disse Gessivaldo.

A direção do PRB também mira a disputa proporcional. O partido discute participar da “chapinha” proposta pelo presidente estadual do PTC, deputado Evaldo Gomes, na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

"O PRB é um partido que tem crescido no Brasil pode ter um candidato a presidente da República. Até porque o partido cresceu com a vinda como o Silas Freire e outros nomes para que possamos oferecer nomes alternativos. Estamos conversando em relação à proporcional. Temos nomes com projeção razoável e somam para qualquer legenda. Mas precisamos conversar com partidos menores como o PTC e o PR . Se entramos em uma chapa muito grande poderemos ser desfavorecidos e não alcançar nossa metas. Marquei uma conversa com o deputado Evaldo Gomes para discutir a chapinha", destacou.

 

Fonte:cidadeverde.com

O prefeito Firmino Filho ( PSDB) prestigiou a posse do prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, na presidência do PSDB. Ao lado de lideranças tucanas, Firmino garantiu que apoia a pré-candidatura do deputado Luciano Nunes a governador do Piauí.

 15599ae27dc1d49ee93073c729d5fea5

Depois de ser acusado de não apoiar o pré-candidato do partido, Firmino fez elogios a Luciano. A presença de Firmino é considerada importante para alavancar a candidatura de Luciano.

"O deputado Luciano Nunes se coloca de forma desprendida e corajosa e audaciosa a governador do Piauí. Coloca toda a sua garra, vontade e determinação á disposição do povo do Piauí. É uma mensagem nova, uma candidatura nova e não tenho a menor dúvida vai ser bem sucedida. Vai crescer ao longo do tempo e deixar sua marca na nossa história política. Já declarei que nosso voto é de Luciano Nunes", disse.

"Essa questão de frequência é pouco relevante porque sou prefeito de uma capital que vive problemas. Temos a chuva, tem a questão do Inthegra. Várias coisas. Não tenho tempo para está acompanhando o Luciano todo final de semana, para viajar ao interior. De fato não tenho tempo. Mas tem toda nossa solidariedade", destacou.

Luciano Nunes agradeceu as palavras de Firmino. Ele destacou a amizade de 17 anos que une os dois.

"Não tenho do apoio dele. Sempre repito isso. Temos relação de 17 anos. Estivemos juntos em vários momentos e não seria diferente agora", destacou.

 

Flash Lídia Brito

Fonte:cidadeverde.com

reidocimentorosa branca