• MK Farma
  • DarioPax
  • Fartote Freitas
  • Posto Aliança

Devem estar funcionando a partir de julho os novos veículos leves sobre trilhos (VLT), adquiridos pelo governo do Piauí, com apoio parlamentar do senador Ciro Nogueira (Progressistas), que também trabalhou para grandes investimentos em mobilidade urbana em Teresina e nas cidades do interior e litoral do Estado.

image 6483441 3

Na segunda-feira (PP), o senador participou da solenidade de lançamento dos primeiros VLTs que chegaram a Teresina. Os novos trens que vão operar na cidade fora adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), a um custo individual de R$ 15,3 milhões. Como são três composições, o valor do investimento chega a R$ 45,9 milhões.

Ciro Nogueira intermediou as negociações que resultaram na liberação dos recursos da Caixa Econômica Federal, que garantiu o empréstimo para viabilização de um investimento que vai mudar a face do transporte coletivo na capital do Piauí, pois cada VLT tem capacidade para transportar 600 passageiros por viagem – o mesmo que 11 ônibus ou 120 automóveis.

Em razão dessa mudança positiva que favorece o transporte coletivo, durante a visita para apresentação dos VLTs, o governador Wellington Dias e o secretário estadual de Transportes Guilhermano Pires agradeceram o empenho do senador na viabilização do investimento.

“O senador Ciro Nogueira tem trabalhado diuturnamente e neste projeto especificamente, viabilizou recursos, colocando o Piauí no mais alto patamar no tocante a mobilidade”, afirmou Guilhermano.

“Esse trabalho do senador Ciro Nogueira foi o que permitiu entregarmos tão importante obra na área de mobilidade urbana. A maior de toda a história, que amplia o sistema de transporte na capital”, destacou Wellington. “A população tem acompanhado o quanto temos investido, juntamente com toda a bancada, e em especial na área de mobilidade urbana”, pontuou Ciro.

VLT DE TERESINA

A previsão é de que, até julho, o primeiro VLT já esteja em funcionamento, com capacidade para transportar até 600 passageiros por veículo em cada viagem.

De acordo com o cronograma, até o mês de agosto, o Metrô de Teresina contará com mais dois VLTs em pleno funcionamento, totalizando três veículos, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros por viagem.

Considerando que farão um percurso de ida e volta entre a região do Grande Dirceu e Estação Engenheiro Alberto Silva, ao lado do Shopping da Cidade, podem ser transportados 1,2 mil passageiros por viagem.

Os veículos estão sendo fabricados pela empresa Bom Sinal, localizada na cidade de Barbalha, região metropolitana do Cariri, no estado do Ceará.

 

Fonte:Ascom

reidocimentorosa branca