DaioPax

Foi realizada nessa segunda-feira (13), no auditório da Universidade Federal do Piauí, a solenidade de abertura da campanha do Novembro Azul em Floriano. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, a secretária de Saúde, Thaís Braglia, o ouvidor do município, Joilson Rodrigues, a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, Adenilde Coelho, o coordenador de Fisioterapia da FAESF, Dr. Livio Fontes, a coordenadora do Hemocentro, Adalice Miranda, figurando o Hospital Tibério Nunes, Dr. Marcos Kalume, além de representantes dos clubes Rotarianos e profissionais da Saúde Municipal.

IMG 5971

A Campanha do Novembro Azul, além de dar início às atividades de cuidado com a saúde do homem, promove também nesses dias 13 e 14 uma programação de intensa capacitação para os profissionais da Estratégia da Saúde da Família, voltada para o atendimento da demanda masculina. A iniciativa também marca a implantação do pré-natal do homem, que é uma ação de acompanhamento para o homem durante a gestação da parceira com o objetivo de previnir doenças e incentivar a prática do autocuidado e a partilha de responsabilidade diante dos filhos.

A secretária de Saúde, Thaís Braglia, explicou que como, culturalmente, a procura dos homens ao atendimento de saúde é quase mínima, o intuito principal da campanha é intensificar a conscientização sobre os cuidados básicos de saúde e sobre os cânceres de pênis, próstata e pulmão. “Esse primeiro momento de capacitação é essencial para orientar os profissionais e desenvolver estratégias de participação do púlbico-alvo”, disse. A secretária também ressaltou que as atividades de prevenção, voltadas para o Novembro Azul, estarão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, tendo programação divulgada em breve.

Programação:
Dia 13/11, manhã:
8:00: Solenidade de abertura
9:00: Apresentação teatral
10:00: Coof break
10:30: Palestra motivacional
13/11, tarde:
* Palestrante: Ana Marcia Miranda
* Pré natal masculino: agora é a vez dos homens
* Importância do parceiro durante o ciclo gravídico puerperal
* Presença do parceiro durante o trabalho de parto e parto: implicações para a vínculo pai/filho
14/11, manhã:
8:00: Abordagem as DST na atenção básica. Palestrante: Glorinha Barguil
14/11, tarde:
* Prevenção ao câncer de próstata. Palestrante: Dr Lindolfo
* Prevenção ao câncer de pulmão e pênis. Palestrante: Dr Victor.

 

Fonte:Secom

G Gas
Galerias dos Calçados
Friks peixe
Js Contrutora
Espeto e Cia
Nobe Climatizadores