69168a1f747786729f209aa929d35a7aFoto: Divulgação SEP

Por Pâmella Maranhão 

A Copa do Brasil sub-17 terá início nesta quinta-feira (29) para a equipe do Picos, único representante do estado do Piauí na competição. O time comandado por Ricardo Jefferson enfrenta o CRB (AL), às 15h30min, no estádio Rei Pelé, em Maceió. 

A primeira fase conta com 32 clubes que são divididos em 16 confrontos diretos. Essa primeira fase da competição acontece em jogo único e eliminatório. A delegação do Picos foi para Maceió de ônibus e aposta em muitos novos atletas para avançar de fase.

Isso porque, o elenco que garantiu a vaga na competição nacional, após ser campeão Piauiense em 2023, muitos deles estouraram idade e hoje compõe o elenco do Zangão sub-20. O time piauiense contará com 20 atletas para o jogo decisivo. 

RELACIONADOS PICOS: 

  • Goleiros: Luís e Pedro
  • Laterais: Ray Coroatá, Matheus e Francisco
  • Zagueiros: Gigante, Serrate e Quelton
  • Volantes: Adryan, Raí e Guilherme
  • Meias: Hélio, Sobral e Kauan
  • Atacantes: Vaqueirinho, João Victor, Wesley, Markus, Mané e Neto

O elenco da SEP será comandado pelo técnico Ricardo Jefferson. A diretoria, por hora, segue com o trabalho voltado as categorias de base e se reorganiza na temporada após o novo rebaixamento da Série A para Série B do Piauiense.

Por Marina Sérvio e Neyla Monteiro

O meia-atacante piauiense João Vittor atuará pelo Botafogo, do Rio de Janeiro, após acordo entre o time carioca e o Altos, segundo foi anunciado nesta segunda-feira (26). O jogador de apenas 20 anos se destacou na divisão de base do clube e atualmente fazia parte do elenco profissional do Altos, tendo estreado no fim da disputa da Série C, em 2023.

2cb1d838ea9af75fcc957a385b50eca4Foto: Ascom/ Altos

Com passagens pelo River, nas categorias sub-17 e sub-20, time no qual chegou a disputar a Copa do Brasil em 2021, e pelo Fluminense, ano passado, quando fez parte do time durante a Copa do Nordeste, mas não chegou a atura. João Vittor estreou no profissional pelo Altos.

“O Altos acertou a ida dele para o Botafogo, ficando os direitos federativos de 80% para o Botafogo e 20% para o Alto. O jogador já foi incorporado ao Sub-23 do Botafogo e a gente espera que mais jogadores possam também ir para grandes times” afirma Warton Lacerda, dirigente do Altos.
De acordo com a assessoria do time piauiense, o jogador estava treinando com o elenco profissional do Altos enquanto aguardava a assinatura de contrato com o clube carioca.

Agora João Vittor atuará pelo Botafogo no profissional Sub-23 e caso o time venda o atleta, o Altos receberá 20% do valor negociado.

Cresceu no futebol

João Vittor é filho do árbitro de futebol Edimar da Silva Leite, responsável pela arbitragem de inúmeras partidas do campeonato piauiense. Edimar inclusive teve o nome envolvido em um episódio de racismo durante partida do Campeonato Piauiense da Série B em 2019.

Na época, Edimar fez boletim de ocorrência e recebeu o apoio da Federação de Futebol do Piauí. O time Comercial – PI demitiu o então secretário que foi apontado como autor das ofensas contra o árbitro.

 

Fonte:cidadeverde.com

034c25c142fe1c93da863249489b4043Foto: Maria Vitória/RiverAC

Por Pâmella Maranhão

O meio-campo Felipe Pará, de 28 anos, é o artilheiro isolado do Campeonato Piauiense. Com seis gols marcados em sete jogos do River na competição Estadual. No domingo (25), o atleta foi responsável direto pela vitória em cima do CoriSabbá pelo placar de 2 a 1, dois gols de Pará, na cidade de Floriano.

“O sentimento é de gratidão. Por Deus ter me abençoado com dois gols e assim poder ajudar a equipe e pelo meu momento aqui no River. Em poder estar ajudando a equipe. A gente sabe que tem muita competição, jogos difíceis pela frente, mas Deus tem me abençoado com partidas boas e estou muito feliz por esse momento”, afirmou o meia-atacante Felipe Pará.

Essa é a primeira passagem de Felipe Pará no futebol piauiense, que é natural de Santa Luzia do Paruã, no interior do Maranhão, mas foi morar muito novo no estado do Pará e tem o ‘apelido’ como sobrenome devido o inicio da carreira, já que sua categoria de base foi na Tuna-Luso (PA) onde ficou por oito anos. 

c35e6af882e67d8fe6e4b9311b59d18eFoto: Wesley Douglas

“Manter a cabeça e agora é virar a chavinha, pois temos mais uma partida difícil pela Copa do Nordeste e estamos focados nas duas competições (Piauiense e Copa do Nordeste). Só tenho a agradecer pelo momento e por estar dando felicidade a torcida com gols”, pontuou o meia do River.

O jogo na cidade de Floriano marcou a estreia de Dico Woolley à frente do River. O jogo da volta será no sábado (2) contra o CoriSabbá, já rebaixado, às 16h, no estádio Albertão, em Teresina. Antes dessa partida, o River entra em campo pela Copa do Nordeste quando recebe o Itabiana (SE), na quarta-feira (28), às 19h, no Albertão.

Por Pâmella Maranhão

Pela 2ª fase do Campeonato Piauiense, o Altos goleou o Fluminense neste domingo (25) pelo placar de 3 a 0, com gols de Leandro Amorim (duas vezes) e Lucas Manga, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Com o resultado, o Jacaré confirmou sua vaga nas semifinais do Estadual de forma antecipada e de quebra eliminou o Fluminense, que no jogo de volta ,ainda sem data marcada, apenas cumpre tabela.

93157128e377e473a4d67748ba71a062

O jogo

O Altos vinha de um excelente resultado fora de casa contra o Botafogo-PB pela Copa do Nordeste. O técnico Flávio Araújo conseguiu repetir a formação da vitória fora de casa e logo aos sete minutos com o zagueiro artilheiro Leandro Amorim. Cobrança de escanteio batida por Dhonata e ele cabeceia livre. Com isso, o Fluminense se via obrigado a correr atrás do placar, pois a derrota eliminava o time do Estadual.

No decorrer da primeira etapa algumas chances foram criadas, mas o Fluminense esbarrava no problema que foi a tônica dentro da competição. Erros de finalização.

Quem quase chega ao segundo ainda na primeira etapa foi o Altos. Com Dhonata em chute de primeira, que Vitor faz boa defesa. Encerrada a primeira etapa vantagem do Altos por 1 x 0.
No segundo tempo, o Alviverde fez seu segundo gol aos 15 minutos, com o lateral Lucas Manga, colocando em campo a famosa lei do ex. Em contra ataque rápido, ele toca na saída do goleiro para ampliar o placar.

O Vaqueiro seguia se lançando à frente e desperdiçando oportunidades até mesmo debaixo da trave e com o andar do relógio foi também se despedindo do Campeonato Piauiense 2024.

Quem passou a régua e fechou o placar para o Altos foi o zagueiro artilheiro, que apareceu mais uma vez. Aos 45 minutos da segunda etapa, cobrança de escanteio de Arthurzinho e Leandro Amorim sobe livre para marcar de novo. O segundo dele no jogo e o quarto na temporada. Placar final 3 a 0 para o Jacaré e vaga garantida nas semifinais ao lado de - Oeirense, River e Parnahyba.

O jogo de volta entre as duas equipes ainda não tem data definida, pois o Fluminense volta a campo no próximo domingo (3) quando recebe pela 1ª fase da Copa do Brasil o Fortaleza, às 21h30min, no Lindolfo Monteiro. O Altos tem na agenda como próximo compromisso o jogo pela Copa do Nordeste contra o Sport no dia 6 de março, em Teresina.

 

Fonte:cidadeverde.com