• Posto Aliança
  • Oticas Floriano
  • Paraiba
  • Garoto
  • Dario PAX
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX
  • Paraiba
  • Posto Aliança
  • Garoto

Um domingo para por fim a velhos tabus no Figueirense. Com gol de Rafael Moura, de pênalti aos dois minutos do segundo tempo, o Furacão venceu o Santos, na Vila Belmiro, por 1 a 0, e depois de nove partidas conseguiu triunfar pela primeira vez fora de casa no Campeonato Brasileiro de 2016.

08eb0d08283f2cd29e0c6ac66bf23335Futebol.(Imagem:GUILHERME DIONíZIO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Mais que isso, o Alvinegro também encerrou um jejum de 10 partidas sem vitória contra o Peixe — sete derrotas e três empates —, o último triunfo do time catarinense contra os paulistas havia sido em setembro de 2011, também nos domínios do adversário.

A partida desse domingo teve diversos personagens. A começar pelo banco de reservas do Figueirense. Técnico interino do Furacão, Tuca Guimarães venceu sua segunda partida seguida no comando da equipe e se credencia para ser efetivado no cargo. Além disso, ele teve muitas dificuldades na partida.

No primeiro tempo ele perdeu dois atletas por lesão, Marquinhos e Elicarlos, o que obrigou ele a descartar duas substituições. Mesmo assim, a estratégia de jogar no contra-ataque que ele armou funcionou perfeitamente. O Figueira conseguiu segurar o ímpeto do Peixe e aproveitar uma das poucas chances que teve.

Do banco de reservas saiu outro protagonista da partida, o atacante Gabriel do Santos. Essa foi a última partida do atleta pelo Peixe. Negociado com a Inter de Milão, o jogador voltou da Itália, onde negociou seu novo contrato, para se despedir da equipe paulista. Por causa da viagem, ele começou no banco e entrou no segundo tempo.

Até levou perigo, com um chute colocado de fora da área e ao empurrar a bola para o fundo da rede aos 42 minutos dos segundo tempo, mas em posição de impedimento. A saudade do torcedor do Santos não será por causa da última partida de Gabriel pelo clube.

Os outros dois protagonistas do jogo foram Rafael Moura e Gatito Fernández. O centroavante do Furacão mais uma vez balançou a rede. Aos dois minutos do segundo tempo o volante Jefferson foi derrubado dentro da área por Thiago Maia e o árbitro Bruno Arleu marcou a penalidade. O camisa nove do Alvinegro cobrou com perfeição e abriu o placar.

O último, e talvez mais importante, personagem do jogo foi o goleiro Gatito Fernández. Ele reassumiu a titularidade com Tuca Guimarães, na partida da última quarta-feira contra o Flamengo na Copa Sul-Americana, e parece que não está disposto a voltar ao banco de reservas.

Gatito foi uma muralha e aos 15 minutos do segundo tempo feliz uma sequência de defesas incríveis. Primeiro com um leve toque evitou o gol de cabeça de Ricardo Oliveira e no rebote conseguiu se levantar para com a mão esquerda evitar que a bola entrasse no chute de Luiz Felipe. Depois disso ainda fez outras boas defesas, segurando o Santos que teve muito mais posse de bola.

Com esse resultado, o Figueirense deixa a zona de rebaixamento, mas para permanecer fora dela tem que torcer para o Sport vencer o Internacional, em Recife, neste domingo às 18h30min. Lembrando que o Furacão tem uma partida a menos que seus adversários de elite, isso porque o jogo com o Fluminense, da 18ª rodada, foi adiado para o 3 de setembro a pedido do time carioca.


Fonte: Diário Catarinense