• Garoto
  • Posto Aliança
  • Dario PAX
  • Oticas Floriano
  • Paraiba
  • Posto Aliança
  • Oticas Floriano
  • Paraiba
  • Dario PAX
  • Garoto

Santos e Flamengo entraram em acordo pelo centroavante Fernando Uribe. Após idas e vindas, o time alvinegro subiu a proposta para ter o colombiano em definitivo e o clube carioca aceitou.

222b457a5a5545e210906d9c42c641baFoto: Alexandre Vidal / Flamengo

A negociação foi finalizada nesta terça-feira (28), restando apenas a assinatura do contrato e os exames médicos do jogador.

O clube da Vila Belmiro utilizará parte das parcelas que o Flamengo ainda tem para acertar pelo atacante Bruno Henrique como pagamento pelo jogador. A negociação ficou perto dos R$ 6 milhões.

O namoro entre Santos e Uribe é antigo e vem desde antes da chegada do colombiano ao Flamengo. O jogador vem para suprir a carência do time na camisa 9 e atender ao pedido do técnico Jorge Sampaoli, que insistiu para ter um centroavante com poder de finalização.

O Santos tentou a contratação do colombiano também no início do ano, mas a negociação não andou. O presidente José Carlos Peres priorizava o experiente Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, mas o clube mineiro dificultou o negócio a ponto do Santos desisitir.

As negociações com Uribe foram retomadas há cerca de um mês, e o clube da Vila Belmiro passou por momentos de otimismo e pessimismo ao longo das conversas.

A ideia primária era adquirir o jogador em definitivo, mas a alta pedida do Flamengo e as luvas por assinatura de Uribe esfriaram o interesse, e o Santos passou a negociar pelo empréstimo.

O clube carioca, no entanto, não facilitou as coisas para o Santos por não ter interesse em reforçar um rival. Para liberar o colombiano, o Flamengo não aceitava arcar com nada e o "pacote Uribe" -com salários, direitos de imagem e luvas diluídas no contrato- ficou muito alto para os santistas.

Pesou então o desejo do colombiano em deixar o Flamengo e se juntar ao time de Jorge Sampaoli, que chegou a conversar com o centroavante e explicar a importância que ele teria em seu esquema de jogo. Uribe então chegou a um acordo salarial com o Santos, que voltou à carga pela compra em definitivo.

A ideia santista era abrir mão da parcela do meio deste ano, de R$ 4 milhões, que o Flamengo pagaria pelo atacante Bruno Henrique, mas o clube carioca achou o valor baixo.

Depois de muita negociação, o Santos topou subir a proposta para próximo do que o Flamengo pedia, como antecipou a Gazeta Esportiva, e os cariocas aceitaram.

O Santos já aguarda o colombiano para exames médicos ainda nesta semana e prevê um anúncio oficial até sexta-feira (31) para, enfim, dar como finalizada a busca incessante por um camisa 9.

EDER TRASKINI E LEO BURLÁ
SANTOS, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS)