• Posto Aliança
  • Garoto
  • Dario PAX
  • Oticas Floriano
  • Paraiba
  • Garoto
  • Posto Aliança
  • Paraiba
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX

Em jogo com três gols anulados após intervenção do VAR, Flamengo e Grêmio ficaram em um empate por 1 a 1, em duelo válido pela semifinal da Libertadores. O Flamengo abriu a contagem com Bruno Henrique, mas Pepê empatou.

8a30b356f5c94219c917c1a1fe203555Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA

Por intervenção do VAR, os cariocas tiveram dois gols de Gabigol e outro de Everton Ribeiro anulados. Apesar do protagonismo do árbitro argentino Néstor Pitana e do árbitro de vídeo, o Flamengo teve o domínio de maior parte da partida e esteve bem mais perto de marcar do que os donos da casa, que chegaram ao empate aos 42 minutos do segundo tempo.

Após o duelo de hoje, as equipes voltam suas atenções para o Brasileiro. No domingo, o Flamengo encara a Chapecoense, 11h, na Arena Condá. Já o Grêmio recebe no sábado a visita do Corinthians, às 19h. O jogo que definirá o finalista será no dia 23 de outubro, às 21h30, no Maracanã.

OS MELHORES: LUAN E BRUNO HENRIQUE

Luan, assim como toda a equipe do Grêmio, demorou a entrar na partida, mas, principalmente no segundo tempo, conseguiu fazer o time se movimentar e girar bem a bola no meio de campo.

Bruno Henrique foi, novamente, decisivo em uma partida eliminatória desta edição de Libertadores. O atacante, de cabeça, abriu o placar em um momento que o Grêmio se mostrava melhor em campo e foi o protagonista rubro-negro em Porto Alegre.

QUEM FOI MAL: GALHARDO E ARRASCAETA APAGADOS

O lateral-direito Rafael Galhardo não esteve em uma boa noite. O jogador demonstrou equívocos no sistema defensivo - setor que o Flamengo conseguiu explorar - e, quando foi ao ataque, não conseguiu avançar nas trocas de passes.

Pelo lado rubro-negro, Arrascaeta esteve abaixo do que vinha apresentando. Mesmo quando o Flamengo se mostrava com mais posse de bola, o camisa 14 não se mostrou tão ativo.

PAULO VICTOR É SALVO PELO VAR

Ex-Fla, o goleiro Paulo Victor não teve uma boa noite. Mal em reposições de bola, o gremista falhou nos lances dos gols anulados de Everton Ribeiro e Gabigol. No primeiro, saiu errado no lance.

Já no segundo, colaborou decisivamente para que a bola do rubro-negro entrasse. No gol de Bruno Henrique, o tricolor caiu atrasado e não evitou a bola na rede.

GRÊMIO MUDA ESTILO E DEPOIS ALTERA DE NOVO

O primeiro tempo do Grêmio foi diferente. A estratégia clara era explorar a bola longa, rápida, em Everton e Alisson. Um contra-veneno para a pressão do Flamengo e linhas fechadas à frente da área defendida por Diego Alves. Só que o plano não deu certo e os gremistas ficaram longe do gol. Sem nenhuma chance até o intervalo.

Na etapa final, com mais agressividade e retomando o jogo por baixo e com toques curtos, o Grêmio ganhou metros de campo e gerou boas oportunidades. Em ambas, Diego Alves salvou.
Durante toda a partida, o fio condutor da atuação tricolor foi empenho máximo. Com pitada a mais de pegada do que na comparação com o desempenho médio na 'era Renato'.

FLAMENGO: AVASSALADOR NO PRIMEIRO TEMPO E CIRÚRGICO NO SEGUNDO

O Flamengo entrou em campo com uma proposta de manter a "marcação alta" que vem fazendo sob o comando do técnico Jorge Jesus. E, desta forma, conseguiu empurrar o Grêmio para o campo de defesa e comandar o primeiro tempo, criando boas oportunidades - dois gols foram anulados.

Na volta do intervalo, a equipe rubro-negra teve um momento que perdeu um pouco de presença no meio de campo, vendo o time tricolor melhorar -, mas Diego Alves apareceu bem.

Sob pressão, o Flamengo conseguiu ter calma para colocar a bola no chão e chegou ao gol. Ao mesmo tempo, na defesa, ainda havia espaços, mas o Grêmio aproveitou rara falha.

ARÃO E FILIPE LUÍS SE ESTRANHAM

Após uma jogada que quase resultou em um gol do Grêmio, Willian Arão e Filipe Luís se estranharam e quase se agrediram fisicamente. A dupla foi contida e resolveu o desentendimento na base do papo.

CRONOLOGIA

Aos 21 minutos do 1º tempo, Everton Ribeiro marcou, mas o juiz foi ao VAR e verificou falta de Gabigol na jogada. Dois minutos depois, o auxiliar assinalou impedimento em gol de Gabigol. A equipe que fica na cabine referendou a decisão de campo.

Já aos 39, o juiz consultou o árbitro de vídeo para rever falta de Michel em Gerson. Após a checagem, o gremista foi punido com o amarelo. Aos 23 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique abriu o placar. Aos 34, novo gol de Gabigol foi invalidado. Pepê empatou aos 42 da etapa final.

CAMARADAGEM

Antes de a bola rolar, os jogadores dos dois times se misturaram e posaram para uma foto no centro do campo. A ação fez parte de uma campanha da Conmebol contra a violência nos estádios.

MAU EXEMPLO

Do lado de fora, no entanto, cenas que não combinam com o esporte. Na chegada ao estádio, o ônibus do Flamengo foi alvo de objetos arremessados por gremistas. Não houve maiores danos ao veículo e os jogadores saíram ilesos.

BATUQUE LIBERADO

Após um acordo entre as diretorias, a entrada de instrumentos foi liberada para a torcida visitante. Com isso, o jogo na Arena Grêmio foi acompanhado de muito batuque dos lados gremista e rubro-negro. A medida valerá para os tricolores que forem ao jogo no Maracanã.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS