• Dario PAX
  • Posto Aliança
  • Garoto
  • Paraiba
  • Oticas Floriano
  • Posto Aliança
  • Garoto
  • Paraiba
  • Dario PAX
  • Oticas Floriano

O Palmeiras "fez o básico" para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro. Depois de dois empates e uma derrota, a equipe comandada por Mano Menezes bateu o Botafogo na noite deste sábado (12), no estádio do Pacaembu, por 1 a 0.

8cbab4dba9fb04a8fec694ccbcb1b5f6Foto - Twitter - Botafogo

Thiago Santos foi o autor do gol, ainda no primeiro tempo. A partida foi válida pela 25ª rodada.

Com o triunfo, o Palmeiras retoma a segunda colocação da tabela, agora com 50 pontos, e diminui, temporariamente, a vantagem para o Flamengo (55 pontos). O líder visita o Athletico neste domingo (13).

Ao mesmo tempo, o Santos (47) enfrenta o Internacional e pode retornar à vice-liderança. O Botafogo, por sua vez, fica com 30 pontos, na 12ª colocação.

O Palmeiras volta a jogar como mandante na próxima quarta-feira (16), às 21h, contra a Chapecoense. O jogo, desta vez, será no Allianz Parque -ocupado neste sábado com show da dupla Sandy & Junior. O clube carioca fará clássico com o Vasco no mesmo dia, em São Januário, às 21h30.

Geralmente, quando é escalado, Thiago Santos tem uma função: desarmar. Até por suas características, o volante mal costuma chegar ao ataque. Só que, na noite deste sábado, além de dominar o meio-campo e anular os homens de frente do Botafogo, foi uma grata surpresa: infiltrou, tabelou com Gustavo Scarpa e tocou na saída do goleiro para fazer o gol.

Entretanto, acabou suspenso ao receber o terceiro amarelo. Pelo lado do clube carioca, Diego Cavalieri esteve inspirado e salvou mais de uma vez a sua equipe de levar o segundo gol.

Sem nomes de peso, como Cícero e Diego Souza, João Paulo era o principal nome da criação botafoguense. Acontece que o jogador teve noite apagada, bem como seus companheiros, como um todo, e foi substituído aos 4 minutos do segundo tempo.

A opção de Mano Menezes para o lugar do lesionado Luiz Adriano foi Deyverson. Sem fazer uma partida brilhante, o atacante acabou substituído por Henrique Dourado. Este, por sinal, estreou novamente pelo clube e quase deixou um de cabeça após cruzamento de Dudu. Faltou pontaria. Aos 47, recebeu um presente da zaga, mas parou em Cavalieri.

Forte na marcação, a equipe de Mano Menezes fez um jogo seguro. Depois que abriu o placar com Thiago Santos, teve o jogo na mão, como gosta, e fez o básico. Por falta de capricho ou até mesmo de inspiração, acabou não ampliando a vantagem nem exibindo um futebol de "encher os olhos".

O Botafogo começou bem, equilibrando as ações, só que deu espaço na marcação e levou o gol. Diante de um Palmeiras recuado, teve posse de bola, mas praticamente não conseguiu criar jogadas de perigo -muito por conta da forte marcação adversária.

Na etapa final, as trocas não surtiram efeito e as ausências de Rodrigo Pimpão, Cícero e Diego Souza, suspensos, foram sentidas.

CRONOLOGIA DO JOGO

O Palmeiras foi se soltando aos poucos e facilmente chegou ao gol. Aos 14 minutos, Thiago Santos tabelou com Scarpa e deslocou Cavalieri para abrir o placar. Com a vantagem, o Palmeiras explorou contra-ataques, mas não conseguiu ampliar a vantagem no primeiro tempo.

Na segunda etapa, Marcos Rocha não deixou o seu por pouco. Ele recebeu na entrada da área, cortou o marcador e bateu com a esquerda. Cavalieri encaixou bem. Aos 18, Bruno Henrique limpou a marcação e bateu forte, cruzado, para outra importante defesa de Cavalieri.

Perto do fim, Dudu fez uma linda jogada, driblou o zagueiro e rolou para trás. Bruno Henrique completou para o gol, mas o camisa 7 estava em posição de impedimento no começo da jogada. O goleiro botafoguense ainda parou Dourado em uma linda defesa.

Quando o jogo caminhava sem muita empolgação, aos 25 minutos da primeira etapa, o médico do Palmeiras foi atender Luan e protagonizou um lance engraçado. Ele escorregou e acabou acertando o braço do zagueiro. No fim, o jogador foi devidamente socorrido e seguiu em campo.

GABRIEL CARNEIRO
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)