• Garoto
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX
  • Paraiba
  • Posto Aliança
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX
  • Paraiba
  • Garoto
  • Posto Aliança

O ano que está terminando não foi bom para o futebol piauiense. No plano local tivemos um campeonato marcado por irregularidades de responsabilidade de alguns clubes que foram para a competição sem o necessário preparo, resultando na perda de pontos por erros cometidos na escalação de jogadores em situação irregular.

c0a2a1c894d0d50c9ee672d269c7c804Como foi a temporada de 2016 para o futebol Piauiense.(Imagem: Eduardo Frota - Cidadeverde.com - Arquivo)

O campeonato terminou em maio e somente lá para setembro a Federação confirmou o título do River Atlético Clube porque o resultado da final do segundo turno estava dependendo de julgamentos na Justiça Desportiva. Altos venceu o jogo mas perdeu os pontos e a posssibilidade de decidir o título com o próprio River em série extra de jogos.

Os estádios Deusdeth de Melo em Campo Maior e Lindolfo Monteiro em Teresina ficaram fechados durante a competição e fizeram muíta falta.

O River não esteve bem na Série C do Campeonato Brasileiro frustrando a sua torcida com uma campanha das piores, culminando com a lanterna e o rebaixamento para a Série D. De positivo mesmo sobrou a campanha de Altos na Série D. O time altoense fez uma bela campanha, mesmo deixando escapar a classificação na rodada final e no saldo de gols.

Na Copa do Brasil o Parnahyba conquistou uma bonita vitória sobre a Portuguesa de São Paulo por 2 x 1 no Estádio Pedro Alelaf e perdeu no Canindé por 1 x 0, sendo eliminado. O River fez bonito na primeira rodada ao vencer o Goiás no Albertão por 2 x 1 e conseguir a classificação em Goiânia nos pênaltis, após perder também por 2 x 1.

Na segunda rodada o tricolor fracassou ao perder para o Botafogo da Paraíba em Teresina e em João Pessoa pelo mesmo placar de 1 x 0.

Na Copa São Paulo River e Altos foram eliminados na primeira fase, o mesmo acontecendo com o Tiradentes no futebol feminino.A média de público em todos os jogos realizados em Teresina foi baixa, o que complicou também a vida financeira dos clubes.

Na Copa do Nordeste River e Flamengo ficaram logo na primeira fase. O rubro-negro cumpriu uma péssima campanha, sem uma vitória na disputa.

Para a jornada de 2017 as possibilidades de recuperação são boas. Há uma movimentação bem interessante. A Federação realizou uma comemoração dos seus 75 anos e do centenário do campeonato, com excelente repercussão. River e Flamengo apresentaram técnicos, jogadores e uniformes em grande estilo, chamando a atenção das suas torcidas.

Altos e Picos estão trabalhando bem e os seus torcedores mostram confiança em bom desempenho no estadual, inclusive lutando pelo título. Esperamos que Piauí, Comercial, 4 de Julho e Parnahyba entrem no mesmo ritmo.

A Federação de Futebol do Piauí certamente que estará mais atenta na parte relativa aos jogadores, procurando evitar que os clubes cometam os mesmos erros de 2016.

A temporada de 2017 é mesmo para figurar entre as melhores do nosso futebol.