• Garoto
  • Oticas Floriano
  • Paraiba
  • Dario PAX
  • Posto Aliança
  • Dario PAX
  • Posto Aliança
  • Paraiba
  • Garoto
  • Oticas Floriano

O secretário da Administração (Sead), Samuel Nascimento, participou do 129º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, realizado pelo Consad (Conselho Nacional de Secretários de Administração), em Aracaju-SE. O evento foi realizado nessa quinta (13) e sexta-feira (14).

ff091e0cf8b7a685645c9b98d2d4c3adFotos: Ascom Sead

Para o secretário Samuel Nascimento, que também é vice-presidente do Consad, o evento é fundamental para o fortalecimento e modernização da Administração Pública.

"Os debates promovidos pelo Consad têm importância fundamental para fomentarmos um amplo diálogo sobre administração pública. Cada um aqui traz suas práticas aplicadas em suas secretarias para esse momento de troca de experiências. Aqui destaquei o pioneirismo do Piauí com a criação da Secretaria de Inteligência Artificial para garantir a integração de todas as secretarias com as ferramentas que vem revolucionando o cotidiano e a vida das pessoas”, destacou.

O Fórum reuniu secretários de administração dos 26 estados do país e do Distrito Federal. O evento teve início com palestra do Ministro Emérito do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, que falou sobre os desafios de uma gestão democrática. O senador Alessandro Vieira, vice-presidente da Comissão Mista e Permanente sobre Mudanças Climáticas no Senado, proferiu a palestra "Sustentabilidade e adaptações climáticas: Qual o papel dos Estados?".

Houve ainda discussões sobre o Programa Nacional de Gestão e Inovação e a Plataforma de Casos de Governo Digital, com representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e do Centro de Lideranças Públicas, além do Grupo de Trabalho da Escola de Governo. Também foi abordado o financiamento de políticas públicas locais com recursos externos e debates com uma visão geral dos estados em relação ao cronograma do e-Social.

Nesta sexta-feira (14), a agenda foi exclusiva aos conselheiros do Consad. As discussões acontecem no Painel sobre Financiamento Externo, com temas como "O Financiamento Externo como Ferramenta para o Desenvolvimento", "O Financiamento Externo sob uma Perspectiva de Gênero" e "CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe". O segundo painel tratou sobre "Reforma Administrativa: síntese histórica e panorama atual, contratação de temporários e um panorama sobre gestão de pessoas". O fórum foi encerrado com as atividades da agenda interna dos conselheiros para debates e posicionamentos do Consad sobre o panorama da Administração Pública no Brasil, a partir dos temas abordados na 129ª edição do fórum. GT das Escolas de Governo

Nesta edição do Fórum, aconteceu também o 2º Encontro Nacional do Grupo de Trabalho (GT) das Escolas de Governo Estaduais, iniciado no dia 12. Nesta atividade, a Escola de Governo do Piauí, vinculada à Sead, também representa o Estado nas discussões acerca de melhorias institucionais para as escolas de governo de todo o país.

O encontro tem o foco na discussão do Plano de Ação 2024 do GT de Escolas de Governo Brasileiras. Além disso, durante o evento, foi lançada a plataforma da Escola Virtual Consad, um espaço inovador dedicado ao compartilhamento e intercâmbio de cursos entre os estados membros do Consad, promovendo a disseminação de conhecimentos e práticas bem-sucedidas em gestão pública.

“Com essa plataforma, teremos cursos de todas as Escolas de Governo do Brasil disponíveis em um só lugar, inclusive os cursos on-line realizados pela Escola do Piauí”, destacou Carlos Alberto Moura, diretor da Escola de Governo do Piauí.

 

Fonte:cidadeverde.com

Por Graciane Araújo

Entregadores de app em Teresina vão passar por um treinamento avançado de pilotagem de moto. O assessor jurídico da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Jomerito Ribeiro, explica que a capacitação foi proposta pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI) diante dos elevados números de acidentes de trânsito. Em maio, de acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram atendidas 1.052 vítimas, o maior número desde setembro de 2018.

9c1fff347c0d7cf1c71df5a1b6d76b88Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

"A população precisa saber que extrapolou o limite do razoável. Não se deve tolerar nenhuma morte no trânsito. A situação está a tal que ponto que o desembargador do TRT-PI, desembargador Francisco Meton Marques de Lima, convidou a Strans para ajudar, argumentando que trabalhadores estão ficando com sequelas ou mesmo morrendo. O superintendente da Strans, Edvaldo Marques, propôs capacitar agentes de trânsito para ministrar um treinamento. O próprio desembargador indicou o Sindicato dos Trabalhadores por Aplicativo e a Cooperativa de Entregadores por Aplicativo para que sejam treinados em cinco técnicas de pilotagem avançada", explica Ribeiro.

A capacitação deve começar em julho. Primeiramente, 30 motoristas de app, divididos em duas turmas, vão participar do treinamento. Jomerito ressalta que os conhecimentos do curso, aplicados no dia a dia, podem evitar acidentes e salvar vidas.

"Serão repassadas técnicas essenciais para evitar acidente de trânsito ou minimizar as consequências. Foi feito um acordo, se lograrmos êxito, a tendência será não apenas fazer um treinamento, mas um curso de pilotagem, levando essas técnicas para as empresas, de forma gratuita. Se a pessoa tem conhecimento do domínio da motocicleta, muito provavelmente, vai conseguir evitar o acidente ou minimizar as consequências", finaliza o assessor jurídico da Strans.

 

Fonte:cidadeverde.com

O Instituto Datamax divulgou uma nova pesquisa com pré-candidatos à Prefeitura de Teresina, realizada entre os dias 4 e 7 de junho. Com o registro no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) no número 05808/2024, a pesquisa tem margem de erro de 2,18% e ouviu 2.008 pessoas.

dd0533e635adb7d20bc8418105fdd595

Na pesquisa estimulada, o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, Fábio Novo, aparece com 41,78%, seguido de Sílvio Mendes, do União Brasil, com 41,14%. O atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD) aparece com 2,79%.

O pré-candidato pelo PSDB, João Vicente Claudino tem 1,79%; Tony Kerley (NOVO) 0,70%; Lourdes Melo (PCO) com 0,30%, Santiago Belizário (UP) com 0,20%; Geraldo Carvalho (PSTU) com 0,15%; Telsírio Alencar (Mobiliza) com 0,10% e Francinaldo Leão (Psol), com 0,05%.

Não sabe ou não opina correspondem a 7,02% e branco ou nulo 3,98% dos entrevistados.

Pesquisa estimulada:

Fábio Novo (PT) 41,78%
Sílvio Mendes (UB) 41,14%
Dr. Pessoa (PRD) 2,79%
João Vicente Claudino(PSDB) 1,79%
Tony Kerley(NOVO) 0,70%
Lourdes Melo (PCO) 0,30%
Santiago Belizário (UP) 0,20%
Geraldo Carvalho (PSTU) 0,15%
Telsírio Alencar (Mobiliza) 0,10%
Francinaldo Leão (Psol) 0,05%.
Não Sabe/Não Opina 7,02%
Nulo/Branco 3,98%

 

Fonte:cidadeverde.com

O mais recente Informe Socioeconômico divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), revela que o rendimento médio no Piauí atingiu R$ 2.145 em 2023, o maior valor desde o início da série histórica em 2012.

4bcc03feab1317cb3d79dfbcb143b9c0Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O relatório utiliza dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar Contínua Anual (PNADC-A) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, entre 2022 e 2023, o rendimento médio de todas as fontes de renda no Piauí aumentou R$ 262, já ajustado pela inflação, atingindo um recorde.

Esse crescimento representa um aumento de 13,91%, colocando o estado à frente de Minas Gerais, que teve um crescimento ligeiramente inferior de 13,90%. Este resultado coloca o Piauí no topo do ranking nacional de crescimento de rendimentos.

Comparando o início da série histórica com o período mais recente, o aumento no rendimento médio mensal real da população do Piauí foi ainda mais significativo, correspondendo a 37,50%. Este percentual é 12,35 pontos, superior ao segundo colocado, Paraíba, que teve um aumento de 25,15%. No mesmo período, a média nacional de crescimento dos rendimentos foi de apenas 4,67%, destacando ainda mais o desempenho do estado.

O estudo do IBGE, abrangendo todos os municípios do país, também evidenciou que o crescimento dos rendimentos no Piauí ocorreu em todas as fontes de renda. Além dos rendimentos médios, a pesquisa inclui análises com gráficos e dados de 2012 a 2023. Esses dados abrangem a distribuição das pessoas por tipo de rendimento, rendimento mensal por nível de instrução, e renda média mensal por sexo, cor ou raça, e grupo etário.

 

Fonte:cidadeverde.vom

  • Cabedo
  • Ada Atten
  • Espeto e Cia