• Garoto
  • Posto Aliança
  • Paraiba
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX
  • Oticas Floriano
  • Garoto
  • Posto Aliança
  • Dario PAX
  • Paraiba

Durante pronunciamento no Plenário do Senado Federal nesta quinta-feira (12), o senador Elmano Férrer (Podemos) falou sobre a situação econômica e fiscal do país, as reformas a serem realizadas, 25 anos do plano real e pacote de medidas anticrime e anticorrupção. Mas chamou atenção para a necessidade da união dos parlamentares para mudar a realidade do Brasil.

710a6ece135bba91c683819a8f2c4f14Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

“O Brasil encontra-se em uma encruzilhada. Estamos em um momento decisivo de nossa história e precisamos escolher qual caminho devemos trilhar. Podemos optar pela inércia, com a continuação da confrontação odienta na qual os interesses nacionais são sobrepujados por aspirações eleitorais e pela ânsia de criar obstáculos aos adversários políticos. Esse caminho significaria a manutenção da nefasta crise que produziu 13 milhões de desempregados e arruinou a nossa economia, além de prolongar a instabilidade política que vem asfixiando o debate nacional. Podemos optar também pelo caminho da cooperação. Todos nós temos o mesmo objetivo: colaborar com o progresso de nosso país. Para isso, nós devemos por nossas divergências de lado, trabalhando para superar as adversidades que apareceram em nosso caminho. Temos muito a fazer pelo Brasil”, afirmou o senador.
O parlamentar falou sobre a necessidade da reforma do sistema previdenciário e a inclusão de estados e municípios. “O Brasil precisa de reformas estruturantes que o recoloquem nos trilhos do crescimento. A reforma do sistema previdenciário, adequando-o à realidade demográfica e econômica do país, é o primeiro passo a ser dado de forma racional e responsável. A necessidade da medida é puramente aritmética, configurando um compromisso com as novas gerações. A inclusão dos estados e municípios na reforma é crucial para a própria solvência destes entes federativos, pois o déficit estadual vem crescendo em ritmo mais acelerado do que o da união”, afirmou o senador.

Elmano ressaltou ainda que “o desequilíbrio fiscal vem asfixiando os investimentos em saúde, educação e segurança pública, causando enormes prejuízos ao país. O povo brasileiro sofrendo com o desemprego e com a falta de oportunidades, passou também a suportar a violência desenfreada que se espalhou por todos os cantos e recantos do Brasil, despertando o medo no coração da nossa gente”.

O senador falou ainda sobre a necessidade de modernização do sistema tributário brasileiro, um dos mais complexos, regressivos e caros do mundo. “Hoje, no Brasil, existe um emaranhado de tributos e uma infinidade de regras fiscais que geraram distorções, como o altíssimo custo burocrático de pagar tributos e o enorme contencioso tributário”, afirmou. Elmano Férrer destacou ainda que a reforma propõe simplificar e desburocratizar o sistema, substituindo vários tributos por um imposto sobre bens e serviços, além de buscar um novo modelo de partilha da arrecadação que dê fim à guerra fiscal entre entes federativos. “Precisamos reaquecer a economia, criando um ambiente favorável a investimentos, valorizando o trabalho e a livre iniciativa e transformando anacronismos em novas oportunidades para os brasileiros”, completou.

Ao final, o senador reiterou que “com coragem, vontade política e espírito público aprovaremos as medidas necessárias para a retomada do crescimento e do desenvolvimento, deixando um país melhor como legado para nossos filhos e netos. O Brasil tem pressa”.

 

Fonte:cidadeverde.com