• Dario PAX
  • Oticas Floriano
  • Paraiba
  • Garoto
  • Posto Aliança
  • Paraiba
  • Oticas Floriano
  • Posto Aliança
  • Garoto
  • Dario PAX

As 20 mil e 200 doses pediátricas chegaram na tarde desta sexta-feira (14) no aeroporto Petrônio Portela, após ter o voo cancelado.

91adb4a918f45e004c7b545ad3bdc3b4Fotos: Ascom/Sesapi

As doses eram para ter chegado hoje pela manhã em Teresina, mas em virtude da tripulação testar positivo para a covid-19, as doses foram deslocadas para outra companhia aérea.

Por volta das 17h30, o voo da Gol trouxe as vacinas após nova logística do Ministério da Saúde.

Os imunizantes da Pfizer são para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

O governador Wellington Dias (PT) reafirmou o compromisso do governo do estado para vacinar os piauienses. “Essa chegada é muito importante, estamos alinhados com os municípios para fazermos rapidamente. Seguimos a ciência e o nosso objetivo é salvar vidas e, nesse caso, salvar vida de crianças. Vamos seguir a regra, vacinando primeiro as crianças com comorbidades, mas vamos a partir do critério da idade vacinar todas as nossas crianças”, disse.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que a Sesapi tem logística para distribuir as doses aos municípios até 12 horas após a chegada. "Amanhã nossas equipes já farão as entregas dos imunizantes para as Regionais de Saúde, onde os municípios poderão fazer a retirada”.

O Ministério da Saúde estima que 331.432 crianças nesta faixa etária devem ser imunizadas no estado."Pedimos aos nossos gestores municipais que organizem suas equipes para que a vacinação das crianças aconteça de forma ágil e segura", reforça o secretário.

cd99e6d6dd7ae108e6f6ddbae45b3f55

A vacinação para este público será realizada com o imunizante da Pfizer, único, até o momento, autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa). O intervalo entre a primeira e segunda dose é 8 semanas. Para vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação.

A vacinação deverá ser iniciada por crianças com comorbidades, acamados, com deficiência permanente, indígenas, quilombolas e depois de forma decrescente para público em geral.

A Fundação Municipal de Saúde já anunciou agendamento para a segunda-feira (17) voltado para esse público.A imunização de crianças de 5 a 11 anos será feita por faixa etária, com prioridade para os que têm comorbidades ou sejam portadores de deficiência permanente.

De acordo com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, o intervalo entre as duas doses deve ser de oito semanas. Os pais devem estar presentes na imunização dos filhos e se isso não for possível, a aplicação deve ser autorizada em termo de consentimento assinado por eles.

 

Fonte:cidadeverde.com