• Oticas Floriano
  • Paraiba
  • Posto Aliança
  • Garoto
  • Dario PAX
  • Oticas Floriano
  • Posto Aliança
  • Dario PAX
  • Garoto
  • Paraiba

O Ministério da Agricultura informou nesta segunda-feira (27) que mais um frigorífico alvo da Operação Carne Fraca foi interditado, uma unidade da empresa Souza Ramos, em Colombo, no Paraná.

d4e29edffd049f62b97229d5a07aa3f0Ministério interdita mais um frigorífico após auditoria.(Imagem:Divulgação)

No total, três empresas têm quatro frigoríficos interditados: Peccin (unidades de Curitiba-PR e Jaraguá do Sul-SC), BRF (Mineiros-GO) e Souza Ramos (Colombo-PR).(Correção: o Ministério da Agricultura informou que a unidade de Balsa Nova (PR) do frigorífico Transmeat não foi interditada, como havia sido informado anteriormente pelo próprio ministério. Leia nota da empresa ao final desta reportagem. A informação foi corrigida nesta reportagem às 13h33).

No caso do Souza Ramos, a unidade está interditada desde o último dia 21, mas o ministério diz que só foi informado na sexta (24) e, por isso, somente anunciou a interdição nesta segunda.

Segundo o governo federal, a decisão de interditar os frigoríficos foi tomada após fiscais auditarem essas unidades. O ministério não chegou a especificar os motivos, somente informou que foram encontrados indícios de falhas.

Procurado, Edinandes Alexandre Santos, da assessoria jurídica dos dois frigoríficos, informou que o Souza Ramos está interditado desde o último dia 21. Além disso, o Transmeat, de acordo com ele, está funcionando normalmente nesta segunda e não recebeu notificação do ministério (leia nota ao final desta reportagem).

No último dia 17, quando a Carne Fraca foi deflagrada pela Polícia Federal, três frigoríficos já haviam sido interditados: um da BRF, em Mineiros (GO), e dois da Peccin Agro Industrial, sendo um em Curitiba (PR) e outro em Jaraguá do Sul (SC).
Segundo as investigações da PF, fiscais do Ministério da Agricultura se envolveram em um esquema de liberação de licenças para frigoríficos sem a devida fiscalização, em troca de propina.

Recolhimento dos produtos

Na última sexta (24), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, determinou que todos os produtos dos frigoríficos Souza Ramos, Transmeat e Peccin sejam recolhidos do comércio.
A unidade da Peccin foi uma das três que já haviam sido interditadas pelo Ministério da Agricultura.

O frigorífico Souza Ramos, um dos novos interditados, está instalado em Colombo (PR) e era investigado por suposta substituição de matéria prima de peru por carne de outras aves e por trocar favores por procedimentos de fiscalização.

Já o Transmeat fica em Balsa Nova (PR) e foi acusado, no inquérito da Carne Fraca, por corrupção e injeção de produtos cárneos.

Novas interdições

De acordo com o Ministério da Agricultura, o número de frigoríficos interditados ainda pode aumentar, isso porque o ministro Blairo Maggi fará, ainda nesta segunda, um balanço das auditorias nas 21 unidades alvos da Carne Fraca.

Nota da Transmeat

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo frigorífico Transmeat:

NOTA ESCLARECIMENTO

A empresa Transmeat, está trabalhando normalmente, estando apenas com uma linha de produtos parada, que é a linha de carnes temperadas. Sendo que tal paralisação em nada tem haver com problemas do frigorífico, e sim de ordem burocrática do próprio Ministério da Agricultura, pois eles não sabem dizer quem tem competência para liberação desta linha de produção, se o MAPA do Paraná ou o MAPA de Brasília.

Salientamos e deixamos claro, a Transmeat não está interditada.

Fonte: G1