O PSD garante que a Secretária do Agronegócio, Simone Pereira, é a pré-candidata do partido a prefeita de Teresina. Para a legenda, não passam de especulações a informação de que ela seria substituída por outro nome.

simone pereira2Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Simone deve se desincompatibilizar até amanhã do cargo que ocupa no governo do estado. Ela esteve um pouco afastada das atividades ao se recupera do coronavírus.

 

Fonte:cidadeverde.com

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, nesta quinta-feira (21), reunião, por videoconferência, para tratar sobre a situação das eleições municipais deste ano, tendo em vista a pandemia ocasionada pela Covid-19. A reunião aconteceu entre os prefeitos de todo o Piauí e os senadores do Estado, Ciro Nogueira (Progressistas), Elmano Férrer (Podemos) e Marcelo Castro (MDB).

appm14Foto: APPM

Na pauta do encontro virtual entre gestores municipais e parlamentares, a discussão sobre as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) de Elmano Férrer – que defende a coincidência das eleições e prorrogação de mandatos atuais até 2022 – e de Marcelo Castro – que garantiria ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poder para fixar nova data de realização do pleito municipal, caso não seja realizado em 2020.

O senador Ciro Nogueira, que apoia a PEC de Elmano Férrer, se disse pessimista sobre a possibilidade das adiamento das eleições deste ano. “Sempre fui defensor da unificação das eleições. Com relação ao atual momento, acho uma temeridade se fazer eleições em outubro, por conta do coronavírus. Mas, na minha opinião, as eleições vão acontecer em outubro”, pondera.

A respeito de sua PEC, o senador Marcelo Castro defende que se é uma alternativa viável, caso não sejam aprovadas as Emendas propostas por Elmano Férrer e pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) – que também dispõe sobre coincidência de mandatos, criando eleições gerais em 2022, e adia o pleito municipal de 2020, devido à crise provocada pelo novo coronavírus.

“A minha Emenda é uma alternativa, que faz uma intermediação para apresentar melhor solução, e só subsistirá se a PEC de Elmano ou de Fagundes não forem aprovadas”, salienta Marcelo. Elmano Férrer pontua que sempre defendeu eleições coincidentes. “Todos sabemos a gravidade da pandemia. Não vejo ambiente para realizarmos eleições democráticas neste ano”, comenta.

A reunião contou com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, que entende ser inviável a realização de eleições em 2020. “O Brasil não chegou nem no pico da primeira onda da pandemia, e os cientistas já estão projetando uma segunda e uma terceira onda, com previsão da segunda para novembro ou dezembro. É inviável realizarmos eleições neste ano”, frisa.

O presidente da APPM, Jonas Moura, destaca que a reunião – durante a qual os prefeitos fizeram perguntas, deram sugestões e tiraram dúvidas – foi “de grande relevância para os gestores, mostrando o comprometimento dos senadores piauienses com a pauta municipalista e nos proporcionando bons esclarecimentos acerca dessa questão, uma das principais da pauta dos municípios brasileiros”.

 

Fonte:cidadeverde.com

O presidente estadual do PSB, Wilson Martins, defende o adiamento das eleições municipais de 2020. O ex-governador afirma que devido à pandemia do coronavírus, o pleito deveria ocorrer no mês de dezembro, com a posse dos eleitos em janeiro de 2021.

wilson23Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

.Wilson diz que o adiamento seria a medida mais viável e avalia como “precipitada” a discussão sobre o cancelamento. A possibilidade de prorrogação dos mandatos encontra rejeição.

“É precipitado falar em cancelamento das eleições e prorrogação dos mandatos. Agora, avalio positivamente a possibilidade de adiamento. O pleito poderá ocorrer até no máximo o mês de dezembro de 2020. Isso garantindo a posse dos eleitos para 1º de janeiro de 2021”, destacou.

O ex-governador avalia que ainda há tempo para as datas do calendário eleitoral decisivas para a realização da eleição.

“As convenções para escolha de candidatos só serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. A propaganda eleitoral se inicia em 16 de agosto. Portanto, tem muito tempo até lá. Se necessário adiar para Dezembro, teríamos 2 meses a mais nos prazos acima. Pelo que ocorreu na China, Itália, Espanha, por exemplo, acredito que bem antes da data das convenções, daqui a mais de 2 meses, estaremos livres para trabalhar, nos reunirmos e retomarmos à normalidade no Brasil. Assim espero”, destaca.

O PSB apoia a pré-campanha do médico Dr. Pessoa (MDB) a prefeito de Teresina. O partido deve indicar o ex-deputado Robert Rios (PSB) para a vaga de vice na chapa encabeçada pelo emedebista.

 

Fonte:cidadeverde.com

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirmou à coluna ser real a possibilidade de apoiar a releição do prefeito Mão Santa (DEM), em Parnaíba. Os dois que já foram adversários históricos, agora trocam elogios e afagos nas redes sociais e durante entrevistas.

P40G IMG 266ce0a3eee1e2a68dFoto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Ao lado de Mão Santa, Ciro será oposição ao candidato do governador Wellington Dias (PT) na cidade, que ainda não foi definido. A relação entre o senador e o PT não é das melhores. O progressista trocou farpas públicas com o presidente do PT do Piauí, deputado federal Assis Carvalho.

“Sim, é possibilidade real. Estamos conversando. Nosso interesse é contribuir com Parnaíba que é muito importante para o Piauí. O diálogo com o Mão Santa é importante’, destacou.

 

Fonte:cidadeverde.com

  • Ada Atten
  • Cabedo
  • Espeto e Cia
  • Blossom
  • Paraiba