• Dario PAX
  • Paraiba
  • Garoto
  • Posto Aliança
  • Oticas Floriano
  • Posto Aliança
  • Paraiba
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX
  • Garoto

Um ataque com arma de fogo acabou com 10 mortos -- incluindo o suspeito de ser o autor da ação -- e 16 feridos em Munique, na Alemanha, nesta sexta-feira (22). O caso ocorreu no shopping OEZ (Olympia-Einkaufszentrum) e arredores.

germany shooting mall andreas gebert afpPoliciais protegem a área da estação de metrô Karlsplatz em Munique, na Alemanha, perto do shopping center onde houve um tiroteio (Foto: Andreas Gebert/dpa/AFP)

Testemunhas disseram inicialmente ter visto três atiradores com armas de cano longo, e a polícia chegou a alertar que eles teriam fugido. Mas, mais tarde, informou que encontrou um corpo de uma pessoa que se matou e que, ao que tudo indica, é do atirador, que teria agido sozinho e com uma pistola. As pessoas que foram vistas fugindo não eram autores do ataque e não estavam armadas.
Não havia, já na madrugada de sábado, pela hora local, evidências de outros envolvidos. O autor do ataque, segundo a polícia, é um alemão-iraniano de 18 anos.
Dos feridos, segundo a polícia, são 3 vítimas com ferimentos graves, que correm risco de morrer, e outras 13 com ferimentos mais leves.

Segundo relatos, a ação teria começado num restaurante McDonald's e depois continuou no centro comercial, que fica próximo.
O corpo que seria do suspeito, encontrado a 1 km da cena do crime, estava com uma mochila vermelha similar à usada pelo homem que atirou na lanchonete onde o massacre começou.
Um porta-voz da polícia de Munique disse em entrevista coletiva que não há indicação de terror islâmico e que a polícia está analisando vídeos do tiroteio. Uma testemunha ouvida pela emissora RTL afirmou que ouviu um suspeito gritar "estrangeiros de merda". Ele estaria com uma bota do tipo militar.
Durante a ação, um funcionário dentro do shopping disse à agência Reuters por telefone que "muitos tiros foram disparados". Uma atendente de uma farmácia que fica dentro do shopping disse por telefone ao jornal "Süddeutsche Zeitung" que a polícia ordenou que todos os trabalhadores do local ficassem em suas lojas. Ela viu muita correria de clientes e ouviu tiros. Também disse ter visto pessoas feridas.
O jornal “Bild” divulgou um vídeo que está circulando pelas redes sociais que mostra o que seria o suspeito no telhado de um prédio, em área de estacionamento. No vídeo é possível ouvir “seus turcos de merda”, segundo o jornalista do “Bild”, Julian Röpcke.

O centro comercial fica perto do Parque Olímpico de Munique, onde aconteceram os jogos de 1972. Relatos de um segundo foco de tiroteio na praça conhecida como Stachus, no centro de Munique, foram desmentidos pela polícia à imprensa local.
Cidade parada
Autoridades declararam estado de emergência em Munique. O transporte público da cidade foi temporariamente suspenso e o festival de música Tollwood foi cancelado.
A chanceler alemã, Angela Merkel, convocou para este sábado, em Berlim, uma reunião de seu Conselho Federal de Segurança. Este conselho reúne, além da chanceler, os ministro de Defesa, Ursula von der Leyen, de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, o vice-chanceler Sigmar Gabriel, e o de Justiça e de Finanças, assim como o ministro da chancelaria, que na Alemanha supervisiona a atividade dos serviços cecretos.
No momento do ataque, a chanceler estava começando suas férias nos Alpes, enquanto seu ministro do Interior teve que interromper uma viagem pelos Estados Unidos para retornar a Berlim.
A Casa Branca informou que condena fortemente o ataque em Munique. A virtual candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, disse no Twitter que está monitorando a “terrível situação” na cidade alemã.
O candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, escreveu no Facebook que “a ascensão do terrorismo ameaça o modo de vida de todos os povos civilizados”. “Nossas orações estão com aquele afetados pelos horríveis ataques em Munique”, afirmou.
O governo do Brasil também condenou o ataque, disse que não há informação sobre vítimas brasileiras e divulgou os seguintes números de telefone para comunicação de emergências consulares envolvendo brasileiros na região de Munique: +55 61 98197-2284 (Brasil) e +49 17 3378-3470 (Alemanha).

 

Fonte: G1