• Oticas Floriano
  • Posto Aliança
  • Garoto
  • Paraiba
  • Dario PAX
  • Paraiba
  • Posto Aliança
  • Oticas Floriano
  • Garoto
  • Dario PAX

O Secretário de Segurança Fábio Abreu concedeu uma entrevista ao Portal jc24horas falando das ações de sua pasta no estado do Piauí nesse primeiro semestre de sua gestão. A entrevista foi provocada pelas declarações do Major Diego Mello que numa matéria anterior à do secretário, definiu a segurança do nosso estado como no fundo do poço. Sem polemizar com o Presidente da Amepi, o Secretário disse que faz uma avaliação positiva em relação à segurança pública, baseado em relatórios divulgados por vários órgãos de avaliação externa como por exemplo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Portal G1 da Rede Globo que está fazendo um monitoramento da violência no Brasil apontando o Piauí como um dos estados mais seguros do país

WhatsApp Image 2019 07 03 at 10.30.15Secretário de Segurança Fábio Abreu. (Imagem:Divulgação))

Falando diretamente aos moradores de nossa região "pela grande audiência" do jc24horas, o secretário destacou a comodidade proporcionada às vítimas da violência, através dos boletins de ocorrência registrados pelos próprios PMs que vão atender as ocorrências, evitando que a vítima tenha que se deslocar até a Delegacia de Polícia. "Ela vai ligar 190, vai receber a viatura lá em sua residência e ela(viatura) vai registrar o BO através de um tablet, da tecnologia". Disse o nosso entrevistado, complementando que o Piauí é o terceiro estado a empregar essa tecnologia. "Vamos cobrir tudo o território estadual. Quem mora em Itaueira ou Rio Grande não vai precisar sair sequer de sua residência, imagine do seu município". Complementou o gestor da segurança pública no Piauí. Dando sequência ao relato das ações, hoje ainda serão entregues viaturas nos municípios de Amarante e Regeneração.

Além dos questionamentos do Repórter Temístocles Filho, tivemos a participação dos internautas que cobraram o chamamento dos aprovados no concurso público que foi realizado. Considerando que o registro de BOs pela PM demanda mais tempo operacional e gastos com a aquisição dos tablets, perguntamos ao deputado se foi feita avaliação do custo/benefício dessa inovação. "O primeiro plano é o bem da população. Imagine em Floriano o bairro mais distante, a pessoa ter que se deslocar a noite pra registrar um BO, ela corre um certo risco até chegar na delegacia. Nós não podemos ver custo/benefício se o bem maior vai pra população". Disse o secretário, lembrando que os tablets foram doados. "Vamos buscar outros recursos pra que a gente possa cobrir todo o estado do Piauí". Complementou.

Em relação à luta por salários para a categoria, o Major Diego disse na entrevista anterior que o secretário não recebe os representantes da categoria. Em resposta, Fábio Abreu disse que quem concede aumento é o governado e ele(Fábio) não vai pra frente da tropa falar da guerra dos bastidores que tem com o governador em busca dos benfícios pra categoria. Confira a entrevista na íntegra.

Da redação