• Posto Aliança
  • Paraiba
  • Garoto
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX
  • Garoto
  • Posto Aliança
  • Dario PAX
  • Paraiba
  • Oticas Floriano

Prevista para acontecer com reforço de policiais e agentes do Detran por causa da greve de agentes penitenciários, as visitas às unidades prisionais desta quarta-feira (2) foram suspensas no Distrito Federal. A Secretaria de Segurança Pública alegou que um relatório da área de inteligência apontou risco de os presos fazerem visitantes reféns.

papuda4Prédio do Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião, no Distrito Federal (Foto: Alexandre Bastos/G1)
Familiares de detentos contaram que aguardavam no Complexo Penitenciária da Papuda desde as 10h e que as 5h foram retiradas. A Polícia Militar fez um cordão para impedir a passagem e chegou a jogar gás de pimenta para liberar a pista, que havia sido ocupada pelo grupo.

Nesta terça (1º), a secretaria havia dito que mobilizaria policiais civis, militares, bombeiros e agentes do Detran para garantir a revista dos visitantes. Eles trabalhariam em conjunto com os agentes que não aderiram à greve, iniciada em 10 de outubro. A previsão era de que os presidiários recebessem apenas duas visitas por mês, todas de mulheres (mãe ou companheira, desde que maior de idade). Normalmente, são quatro visitantes.
Para o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen), Leandro Allan Vieira, a medida era "arriscada" e "perigosa". Esta é a terceira semana em que há suspensão de visitas desde o início da paralisação.
“Nós repudiamos o ato de mandar policiais militares porque achamos perigoso e arriscado, não por serem PMs, mas por terem atribuições diferentes. Eles são treinados para atuar nas ruas, não nas unidades penitenciárias. A sociedade vai perder 400 policiais nas ruas e vai ficar desguarnecida de segurança. Nós não vamos colaborar nem atuar em conjunto, vamos apenas cuidar das áreas externas dos presídios”, disse nesta terça.
Os agentes têm diversas reivindicações, como a contratação de 500 servidores e o pagamento da última parcela do reajuste salarial. A reposição de 17,5% deveria ter sido liberada em setembro de 2015, mas foi adiada pelo GDF por tempo indeterminado.
No início do mês, o Tribunal de Justiça do DF acatou os argumentos do Palácio do Buriti e declarou a ilegalidade da greve, sob pena de R$ 100 mil diários em multa. No último dia 20, o tribunal aumentou o valor para R$ 200 mil ao dia.

Sistema prisional
O DF tem cerca de 15 mil presos. A estimativa, no entanto, é de que o sistema só poderia suportar metade desse volume. De acordo com o Sindpen, a cada turno de trabalho, existem 120 presos por agente penitenciário. O recomendado era um agente para cada cinco detentos.
Só o Complexo da Papuda tem 14 mil detentos e abriga quatro dos seis presídios do DF: as Penitenciárias I e II, o Centro de Detenção Provisória e o Centro de Internação e Reeducação.
Entre os presidiários lotados na Papuda estão o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, o ex-deputado Natan Donadon, o ex-senador Luiz Estevão e o ex-vice-governador Benedito Domingos.
Segundo a Secretaria de Segurança, a maior parte dos presos do DF têm entre 18 e 25 anos, são reincidentes, têm baixa renda e são envolvidos com tráfico de drogas. Há cerca de 800 visitantes no presídio feminino por mês e 1,5 mil nos masculinos, afirma a pasta.
LISTA DE UNIDADES DO DF

Centro de Detenção Provisoria (CDP): destinada ao recebimento de presos provisórios, sendo o presídio de entrada e classificação para os demais estabelecimentos do sistema penitenciário. Na unidade também está a ala de ex-policiais e a ala destinada aos presos provisórios com celas destinadas a presos que aguardam possível extradição. Ele fica no Complexo da Papuda, próximo a São Sebastião.

Centro de Treinamento e Reeducação (CIR): recebe detentos do semiaberto. Ele fica no Complexo da Papuda.

Penitenciária do DF I: estabelecimento de segurança máxima que abriga presos do regime fechado. Ela fica no Complexo da Papuda.

Penitenciária do DF II: presídio de segurança máxima que abriga presos do regime fechado e, excepcionalmente, presos do semi-aberto. Ela fica no Complexo da Papuda.

Centro de Progressão Penitenciária (CPP): recebe presos provisórios em regime semi-aberto e que têm autorização para cumprir trabalho externo e é liberado para saídas temporárias.Ela fica no SIA.

Penitenciária Feminina do DF: estabelecimento de segurança média, ele é destinado a detentas condenadas a regime fechado e semiaberto. Também abriga presas provisórias que aguardam julgamento. Ela fica no Gama.

 

Fonte: G1