• Dario PAX
  • Paraiba
  • Oticas Floriano
  • Garoto
  • Posto Aliança
  • Paraiba
  • Dario PAX
  • Oticas Floriano
  • Garoto
  • Posto Aliança

As eleições para escolha das chapas que comporão os diretórios nacionais, estaduais e municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) acontecerão neste domingo (08) no Piauí. No estado piauiense, a expectativa é de que todos os filiados votem, ou seja, cerca de 40 mil pessoas. Mas devido ao feriado da Independência, o partido espera que o comparecimento às urnas seja menor. 

2a5900d26114f789dc4a2df4cf7479ceFotos: Ricardo Stuckert/InstitutoLula

Disputam o comando do diretório municipal do PT, o deputado estadual Cícero Magalhães e o ex-vereador Gilberto Paixão. A disputa pelo diretório estadual ficou entre o atual presidente, deputado federal Assis Carvalho, que busca a reeleição, e o vereador Dudu, que deseja presidir a legenda pela primeira vez.  

Nacionalmente, noves chapas concorrem ao diretório nacional do PT. Em Teresina, o local de votação vai ser na Unidade Escolar Engenheiro Sampaio, localizado na Avenida Campos Sales, onde tradicionalmente o PT realiza as suas eleições.

As eleições ocorrem em mais de 4 mil municípios de todo o país e, no Piauí, em pouco mais de 200 municípios, segundo o coordenador de comunicação do PT, o ex-deputado João de Deus. Os filiados de cada município votam nos próprio municípios, sendo que a maioria possui chapa única. Os locais já foram definidos por cada diretório municipal. 

"É importante dizer que no Piauí nós temos em torno de 40 mil filiados e, no país, mais de dois milhões de filiados. Nós esperamos contar com uma presença muito ampla. Nós fizemos um debate em todo o estado do Piauí com as regionais e diretórios municipais, que estão bem informados. A militância está empolgada. Nós acreditamos, portando, que esta vai ser a eleição mais disputada por um partido político do Brasil", ressaltou João de Deus.

Nas eleições deste ano, João de Deus destaca que as pessoas vão votar para presidente municipal e uma chapa que vai compor o diretório municipal, e votam também em uma chapa que vai compor um congresso nacional - que acontecerá até o final deste ano - para escolher quem  irá compor o diretório. Do mesmo modo ocorrerá a nível estadual. 

"As pessoas não vão votar no presidente estadual, elas vão votar na chapa de delegados, que também farão parte de um congresso no estado. 250 delegados vão escolher o presidente estadual do partido e os demais integrantes do diretório estadual". 

 

Fonte:cidadeverde.com