• Posto Aliança
  • Garoto
  • Oticas Floriano
  • Paraiba
  • Dario PAX
  • Posto Aliança
  • Dario PAX
  • Oticas Floriano
  • Garoto
  • Paraiba

O candidato a Prefeitura de Teresina Amadeu Campos (PTB) priorizou políticas eficazes de proteção e amparo à mulher durante elaboração do seu programa de governo, com projetos como Mãe Teresinense e a Patrulha Maria da Penha. O Mãe Teresinense garante, além do pré-natal, exames complementares e oficinas de educação em saúde específicas, a vincula­ção de todas as gestantes à maternidade onde terão o bebê e acompanhamen­to integral. Já a criação da Patrulha Maria da Penha dará suporte ao cumprimento das medidas protetivas determinadas pela justiça às mulheres vítimas de violência.

4d851da002ebb4969f41226c1aff123cProjetos voltados para a mulher são prioridades no governo de Amadeu Campos.(Imagem:Divulgação)

O projeto Mãe Teresinense visa reduzir a mortalidade materna e infantil, trabalhando políticas públicas integradas por ações estratégicas articuladas e intersetoriais dos eixos de saúde, educação e desenvolvimento social, por meio das secretarias municipais. “Temos que proporcionar uma boa gestação e um bom período posterior ao parto às mulheres, e às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável. A ação busca reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família”, disse o candidato.
O programa vai oferecer também para que antes da alta hospitalar, mãe e recém-nascido, tenham suas consultas iniciais marcadas pela maternidade na Unidade de Saúde onde aconteceu o pré-natal. “Após o nascimento, a criança também passa a ser acompanhada pelos profissionais da UBS até completar cinco anos de idade, além de ter acesso a creches em tempo integral. Já as mães tem acesso a cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura para a reinserção delas no mercado de trabalho”, pontua o candidato Amadeu Campos.

Já a Patrulha Maria da Penha funcionará em parceria com a Justiça que lista as mulheres ameaçadas de violência e que têm medidas protetivas decretadas. “Vamos colocar 1.600 guardas em Teresina, conforme determina a lei 13.022 – Estatuto das Guardas Municipais e, assim, teremos a Patrulha Maria da Penha que na cidade de Curitiba ajuda mulheres que têm medidas protetivas, fiscalizando o cumprimento dessas medidas. A Patrulha vai até as mulheres e agressores para que essa proteção ocorra de fato”, explicou o petebista Amadeu Campos.

O petebista ressalta que Teresina terá quatro equipes para atuar em quatro regiões definidas geograficamente garantindo distância dos agressores em relação às vítimas. “Muitas vezes a Justiça dá a garantia protetiva às mulheres vítimas de violência, mas não há uma cobrança efetiva para que a proteção de fato seja feita. Essa é uma competência da Guarda Municipal, que garante essa ação protetiva e que em Curitiba, por exemplo, tem reduzido muito a violência contra as mulheres por meio da Patrulha Maria da Penha”, finalizou.

 

Fonte:cidadeverde.com