• Paraiba
  • Posto Aliança
  • Dario PAX
  • Garoto
  • Oticas Floriano
  • Oticas Floriano
  • Garoto
  • Posto Aliança
  • Paraiba
  • Dario PAX

Governadores das regiões Norte e Nordeste elaboraram uma agenda preparatória sobre pautas comuns aos estados. No Piauí, o governador Wellington Dias, que também preside o Consórcio Nordeste diz que essa agenda é criada a partir do trabalho feito de forma integrada.

reuni

"Acertamos a retomada de pautas voltadas para concretizar rapidamente a garantia de vacina e as devidas condições de vacinação para nosso povo a partir de janeiro de 2021, priorizando o Plano Nacional de Imunização", disse o governador, declarando que os governadores das regiões Norte e Nordeste defendem a prorrogação do Decreto da Calamidade para garantir instrumentos e condições financeiras para enfrentar os desafios da pandemia, social e retomada da economia.

"Em janeiro vamos agendar em Brasília encontro para garantir o cronograma, com definição de datas para cada etapa da vacinação. Na sede do Consórcio do Norte, Nordeste e Centro Oeste, em Brasília, vamos também detalhar a pauta comum perante o Executivo Federal, onde além da vacina, vamos priorizar medidas para lidar com o setor social integrado com o setor privado garantir condições da retomada dos investimentos público e privado para geração de emprego e renda", explica Wellington, informando a pauta junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) como solução para vigorar a lei dos Royateres e Salário Educação / Fundef, além do Congresso Nacional, com a pauta federativa em andamento.

Sobre a união de ações e pautas comuns às regiões, o governador do Pará, Helder Barbalho diz que a união dos governadores do Brasil e especialmente das regiões Norte e Nordeste é de grande importância para unificar propostas e contribuir para desenvolvimento do país. "A união dos governadores do Brasil permitiu, desde 2015, grandes vitórias, como a regra da Repatriação, negociação das dívidas, Lei Kandir e outras pautas de interesse do nosso povo. Em 2021 os desafios são grandes e vamos acertar uma pauta comum a partir deste encontro aqui no Pará e o diálogo de forma virtual com nossos pares, vamos avançar, de forma supra partidária", disse o governador Helder Barbalho.

Em janeiro, segundo Carlos Gabas, secretário executivo do Consórcio Nordeste, será organizado um encontro com equipes técnicas dos Consórcios da Amazônia (Norte), Nordeste e Centro Oeste, quando será definida pauta para os anos de 2021/2022. "Vamos tratar da implantação das equipes que vão coordenar cada tema de interesse comum aos Estados e Distrito Federal", diz Gabas, esclarecendo que há pautas prioritárias para as três regiões e também outras pautas que serão trabalhadas pelo Fórum dos Governadores do Brasil", explica.

 

 

Fonte:180graus