O Jc24horas entrevistou o esportista Ângelo Saraiva, praticante do Ciclismo de Floriano. A família Saraiva, como sabemos, é um baluarte do esporte em várias modalidades, inclusive promovendo eventos esportivos de resistência. Confira a entrevista.
JC - Qual sua média de pedaladas por semana? Como você organiza a quantidade que você pedala?ÂNGELO SARAIVA - Costumo fazer dois dias de ciclismo na semana e dois dias de corrida de rua. Geralmente eu pedalo uma hora, uma hora e meia. A corrida eu faço em torno de 50 minutos. Aí eu somo, em média 250 minutos por semana de exercício físico, o que está um pouquinho acima do que pede a OMS, a Organização Mundial da Saúde. Então se você conseguir pedalar 150 minutos, intercalados na semana, está ótimo.
JC - Um detalhe interessante é a família... A família Saraiva é uma referência na região, na área do esporte.
ÂNGELO SARAIVA - Pois é, quem nos colocou nesse mundo, foi o Joaquim Saraiva, corredor profissional, depois ele estimulou toda a família. Daí, eu a Ana Paula, meus irmãos e primos, eles correm, eles pedalam. A gente vê que esporte não é só competição, mas também uma forma de a gente melhorar nossa qualidade de vida.
JC - Eu gosto sempre de falar... como forma de eternizar aqueles que já se foram, no caso os pais, tem uma homenagem pra eles, a Corrida Ana Saraiva, que acontece todo ano, e também a Corrida para o seu pai, fale um pouquinho sobre essas homenagens que vocês fazem todos os anos.
ÂNGELO SARAIVA - Papai, Pedro Tomás da Silva, gostava muito de pedalar. Não era competir, não, ele gostava de andar de bicicleta. Com o seu falecimento, em 2006, resolvemos fazer a Corrida Ciclística Pedro Tomás. A primeira foi de Jerumenha, cidade natal dele, a Floriano, onde ele construiu a família. Aí veio o óbito de mamãe, Ana Saraiva, ela não foi corredora, mas sempre incentivou a prática do ciclismo e da corrida. E agora em janeiro, dia 7 está prevista a 7ª Corrida Ana Saraiva.
JC - Pra encerrar, qual a sua palavra de incentivo para os sedentários?
ÂNGELO SARAIVA - A gente vê que o sedentarismo é o mal do século 21. Você não precisa ser um competidor, mas é necessário que você faça exercício físico, dia sim, dia não. Como eu falei, a Organização Mundial de Saúde pede que a gente faça, ao menos 150 minutos de exercício físico por semana. Você pode caminhar, pode ir na academia, pode pedalar ou correr. O importante é se movimentar: Esporte é saúde. Confira o vídeo:
Da redação: Abdias Castro