Em alusão ao Mês da Mulher, será realizada na próxima quinta-feira (20), uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Piauí. Para a deputada Elisângela Moura, do PCdoB, é um momento de debate e reflexão sobre a violência contra a mulher. Confira o que a deputada falou sobre o assunto.
Fonte e imagens: Alepi TV
Mais de 20 projetos de lei foram analisados na comissão de constituição e justiça da Assembleia Legislativa do Piauí, dentre eles o projeto de autoria do deputado Marcus Vinícius que declara o festejo de Nossa Senhora da Guia como patrimônio cultural do estado. Em entrevista concedida a TV Assembleia, o parlamentar disse que a festividade religiosa reúne milhares de pessoas de Floriano e região. Na oportunidade, ele agrdeceu aos deputados que aprovaram esse importante projeto.
Fonte e foto: TV Assembleia
Foto: reprodução TV Senado
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) usou a tribuna do Senado nesta segunda-feira (17) para defender o vereador piauiense Petrus Evelyn, também do Partido Novo. Girão mencionou o processo que Evelyn enfrenta e atribuiu as acusações às denúncias que o vereador tem feito sobre irregularidades no estado através do portal de notícias “O Piauiense”.
Foto: assessoria parlamentar
Está marcado para esta quarta-feira (19) o julgamento de recursos no Tribunal de Justiça. Evelyn foi condenado em primeira instância a 1 ano de prisão e à perda dos direitos políticos. Para Girão, a intenção é retirá-lo da vida pública. “O objetivo é tirar ele da política também, claro, óbvio, porque ele está crescendo. Ele se notabilizou pela página ‘O Piauiense’, foi eleito vereador e estão ameaçando ele com perda dos direitos políticos e de prisão”, lamentou.
O senador também comparou o caso ao do ex-deputado federal Deltan Dallagnol, que teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A gente já viu aqui no Congresso Nacional a cassação na velocidade da luz, estapafúrdia, ridícula, absurda do Deltan Dallagnol. Um servidor público que cumpriu o seu dever e esperaram ele chegar aqui pra cassá-lo em seis segundos de julgamento no TSE. Isso vai colocando debaixo do tapete o resto de democracia que a gente tem”, criticou.
Girão encerrou sua fala com um apelo à população do Piauí. “Que o Evelyn, que o povo do Piauí que é irmão do cearense, libertário, povo de bem, não se renda a esse tipo de situação que quer cassar o mandato legítimo de um vereador que a população confiou para defendê-la”, finalizou.
A produção do JC24horas procurou o vereador Petrus para falar sobre o assunto, mas ele disse que prefere se pronunciar após o julgamento.
Da redação
Nós abaixo nomeados, filiados ao PSOL, convocamos as filiadas, filiados e filiades para uma reunião na Rua Newton Barjona Lobão, 83, Pau Ferrado, às 17h, com o objetivo de constituição da comissão provisória de reorganização do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade, no município de Floriano - Piauí.
Data: 29/ 03/ 2025
Solimar Oliveira Lima, Lianna Nunes de Moura, Diana Maria Teles Saraiva e Maria do Socorro e Silva.
Da redação
O deputado B. Sá, do partido Progressistas, é o novo líder da bancada de oposição ao Governo do Estado. Em mensagem encaminhada ao repórter Temístocles Filho, do JC24horas, o parlamentar agradeceu pela escolha de seu nome para assumir a função. “Oh Temístocles, primeiro eu fico muito grato em receber a confiança do meu partido, como também do deputado Gessivaldo que representa o partido Republicanos e me deu o comando, oportunidade de liderar o bloco dos dois partidos Progressistas e Republicanos na Assembleia Legislativa”, declarou.
B. Sá criticou o governo Rafael Fonteles, afirmando que o gestor teve tempo suficiente para cumprir suas promessas, mas ainda não atendeu aos anseios da população. “Ele já teve tempo suficiente pra mostrar algum rumo das suas promessas durante todo esse período”, afirmou. O deputado mencionou o projeto do hidrogênio verde como um exemplo de promessa que não teve avanços concretos. “Se chegou lá atrás com muita propaganda, o hidrogênio verde, não se fala mais em hidrogênio verde. Houve um investimento altíssimo com viagens, todo tipo de projeto relacionado a isso. Oportunamente é necessário o governador dar explicação, pra saber quais são os frutos, os resultados dessa ação”.
Outro tema abordado foi a situação das obras do porto de Luís Corrêa. “Há um investimento de uma quantidade imensa de volume de recursos, promessa de transformar o porto em um porto para receber e também ajudar na exportação, no escoamento da nossa produção. Recebeu a um tempo atrás festas comemorativas, uma inauguração de fachada e está na hora do governador passar pra gente qual é esse cronograma de investimento desse porto”. Ainda sobre infraestrutura, o deputado mencionou o projeto de navegabilidade do rio Parnaíba, questionando a efetividade das iniciativas do governo. “É um governo de muita propaganda e pouca ação. E agora vem com um novo projeto que é procurar fazer a navegabilidade do rio Parnaíba”.
Governador Rafael Fonteles Foto: reprodução TV Assembleia
A oposição também questiona a criação de uma Faculdade de Tecnologia no Piauí anunciada pelo governador Rafael Fonteles . Segundo B. Sá, um requerimento de sua autoria e do deputado Gustavo Neiva foi apresentado na Assembleia Legislativa para debater o tema. “O objetivo dela pelo que a gente viu, teria a função de trabalhar as ciências exatas com relação à criação de cursos relacionados a engenharia, matemática e outros, voltados exatamente pra tecnologia. Até que ponto choca com os interesses da Universidade Estadual do Piauí?”, questionou.
Outra cobrança feita pelo líder oposicionista foi sobre a adutora para levar água do Poço do Marruá até o município de Jaicós. “Foi uma promessa de campanha, ano passado o governador esteve lá, anunciou que voltaria a Jaicós com a obra já em andamento, já estamos em 2025 e a história agora é outra, dizer que esse investimento vai ser incluído no PAC”, destacou.
Por fim, B. Sá reafirmou seu compromisso com uma oposição responsável na Assembleia Legislativa, atuando em defesa da população piauiense. “Essas situações que nós parlamentares de oposição vamos buscar ser esse freio deste governo pra que ele não saia dos trilhos, fazendo uma oposição responsável, que é isso que a população do Piauí quer”, concluiu.
Da redação
Página 1 de 17