A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Polícia Civil e Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), uma operação integrada no município de Floriano, no Sul do estado, com o objetivo de combater a atuação de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes graves.
Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Poder Judiciário. As diligências tiveram como foco desarticular a estrutura operacional do grupo criminoso e apreender materiais que contribuam para o avanço das investigações.
Os alvos foram definidos a partir de investigação qualificada, que identificou imóveis utilizados pela organização criminosa para o armazenamento de entorpecentes e articulação de atividades ilícitas.
No cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos e outros materiais de interesse investigativo, cuja análise foi autorizada pela Justiça.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, a operação reforça o compromisso da Segurança Pública no enfrentamento ao crime organizado. “Trata-se de uma atuação contínua, baseada em inteligência e integração entre as forças. Nosso objetivo é enfraquecer essas organizações, retirar sua capacidade de atuação e garantir mais segurança e tranquilidade para a população”, destacou.
A operação foi conduzida de forma integrada, reunindo esforços da Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Delegacia Seccional de Floriano e Diretoria de Inteligência, além da Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer).
Fonte e imagens: Ascom SSPPI
A Polícia Militar do Piauí, por meio do 12º Batalhão, deu uma resposta rápida ao homicídio registrado na noite de terça-feira (20) no município de Pedro II, que teve como vítima fatal uma mulher e deixou um homem ferido por disparos de arma de fogo.
Logo após o crime, as equipes iniciaram uma operação com o objetivo de identificar e capturar os envolvidos. Ainda durante a noite, os policiais levantaram informações preliminares e, na manhã desta quarta-feira (21), conseguiram localizar e prender dois indivíduos apontados como participantes diretos da ação criminosa, além de recuperar o veículo utilizado no crime.
O automóvel foi identificado por meio do sistema de monitoramento da Prefeitura de Pedro II. A partir disso, a polícia chegou ao proprietário do veículo, que informou a quem teria alugado o carro, o que contribuiu para o avanço das investigações.
As diligências continuaram e outros dois suspeitos foram localizados em uma residência no município. No local, os policiais encontraram drogas, o que resultou na condução da dupla à Delegacia de Polícia Civil de Pedro II também por envolvimento com tráfico de entorpecentes. Durante os depoimentos, contradições nas versões apresentadas ajudaram a polícia a identificar um quarto suspeito.
O último envolvido foi preso em outra residência na cidade. Ele é natural de Caxias, no Maranhão, e estava em Pedro II sem ocupação formal. Todos os suspeitos foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais. O caso segue a cargo da Polícia Civil.
Ao todo, dois dos conduzidos foram autuados por tráfico de drogas e os outros dois por coparticipação e suspeita de envolvimento no homicídio ocorrido na noite do dia 20.
Fonte e foto: Ascom PMPI
A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), cumpriu, nesta quarta-feira (21/01/), mandado de prisão contra um homem que já havia sido alvo da Operação DENARC 65, deflagrada em agosto de 2025.
O cumprimento do mandado ocorreu no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina. O preso é investigado por envolvimento com o tráfico de drogas e possuía pendências judiciais decorrentes das investigações realizadas à época da operação.
A Operação DENARC 65 foi deflagrada em 27 de agosto de 2025 com o objetivo de combater o tráfico de entorpecentes. Durante a ação, as equipes do DENARC cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços apontados como pontos de venda e armazenamento de drogas, resultando na apreensão de entorpecentes e outros materiais de interesse da investigação.
De acordo com o coordenador do DENARC, delegado Samuel Silva, a ação faz parte da atuação contínua da Polícia Civil no enfrentamento à criminalidade. “O trabalho do DENARC é permanente e tem como foco retirar de circulação indivíduos que insistem em atuar à margem da lei”, afirmou.
Fonte e foto: Ascom SSPPI
A Polícia Civil do Piauí e a Polícia Militar do Piauí realizaram, nesta terça-feira (20/01), uma ação policial integrada na localidade Floresta, no município de Pajeú do Piauí, resultado do trabalho conjunto da Seção de Inteligência do 28º Batalhão da Polícia Militar (28º BPM) e da Delegacia Seccional de Canto do Buriti, com o apoio da equipe de Força Tática do 28º BPM e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis - DEAMGV de Canto do Buriti.
A ação policial foi desencadeada após o recebimento de informações de inteligência indicando a existência de uma roça de maconha na região, sendo realizado planejamento prévio para averiguação dos fatos.
Segundo o delegado Vinicius Araújo, durante a ação, foi realizada uma grande apreensão de entorpecentes, totalizando 2.740 gramas da substância conhecida como “skunk” (super maconha). No local, foi constatada ainda a existência de um extenso sistema de irrigação, utilizado para viabilizar e manter o cultivo do entorpecente.
“Também foram apreendidos diversos apetrechos utilizados para o cultivo, preparo e acondicionamento da droga, dentre eles cadernos de anotações, sacos plásticos, tesouras, fitas, balanças utilizadas para a pesagem dos entorpecentes, além da apreensão de uma espingarda e de dois litros de sementes de maconha”, informou.
O homem de iniciais J. R. de M., de 52 anos de idade, foi encaminhado à Delegacia Seccional de Canto do Buriti, juntamente com todo o material apreendido, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis, sendo lavrado o Auto de Prisão em Flagrante - APF pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Ressalta-se que as duas forças policiais, Polícia Militar e Polícia Civil, já haviam realizado, no ano de 2024, a apreensão de uma roça de maconha na mesma região, reforçando o trabalho contínuo e integrado de combate ao tráfico de drogas.
A Polícia Civil e a Polícia Militar reafirmam o compromisso com a sociedade, destacando que ações integradas e coordenadas continuarão sendo realizadas, visando a preservação da ordem pública e o enfrentamento ao crime organizado.
Fonte e imagens: Ascom SSPPI
A Polícia Civil do Piauí, por meio da Diretoria de Operações Policiais (DEOP), cumpriu, na tarde desta segunda-feira (19/01), às 15 horas, o mandado de prisão preventiva contra um homem de iniciais E.P.R., de 35 anos de idade.
A ação ocorreu no Povoado Fazenda Soares, na zona rural de Teresina, e atendeu a uma solicitação da Diretoria de Proteção à Mulher e Grupos Vulneráveis – DPMGV da Polícia Civil do Piauí.
Segundo o diretor da DEOP, delegado Tales Gomes, o investigado responde por violência moral e psicológica contra sua companheira. A prisão foi decretada pela justiça após o descumprimento da medida protetiva de afastamento do lar.
O preso foi encaminhado à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.
Fonte e foto: Ascom SSPPI
Página 1 de 298