A Secretaria de Segurança Pública do Piauí está expandido o sistema de monitoramento por câmeras. O SPIA passará a operar nos municípios de Nazária, Altos, Ilha Grande, Luiz Correia e Cajueiro da Praia, passando a contar com mais de 1200 câmeras de vídeomonitoramento urbano no estado. O diretor de inteligência da SSP-PI Anchieta Nery, disse que "por mais que fosse um contrato com prazo de 10 meses de execução, em apenas 4 meses a gente já executou quase 100% do contrato. Ele disse ainda que em janeiro terá concluído toda a instalação do SPIA, e irá inaugurar o Centro Integrado de Monitoramento, e a instalação de mais 200 câmeras em Parnaíba.
Em fevereiro o governo promete ampliar o investimento com mais 5 milhões de reais em câmeras inteligentes no Piauí. Anchieta Nery acrescentou que a princípio irá realizar o cercamento da região metropolitana da capital, com as cidades de Nazária e Altos e região metropolitana de Parnaíba. Inaugurado em agosto do ano passado, o SPIA funciona com auxílio de IA (Inteligência Artificial), que é capaz de analisar as imagens e fazer reconhecimento facial, identificação de movimentos suspeitos além de leitura de placas de veículos.
Através desse processamento que é realizado no Centro Integrado de Comando e Controle, as forças de segurança conseguem de forma mais rápida dar resposta a situações criminosas que acontecem nas ruas ou em outros espaços que contem com o sistema. Segundo dados da SSP-PI, em sessenta dias o sistema já ajudou a resolver crimes de homicídios, latrocínios, sequestros relâmpagos e roubos de veículos que é o principal objetivo do programa. Assista à reportagem completa:
Fonte e imagens: TV Antares Piauí
A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e a Grupos Vulneráveis – DEAMGV de Floriano, efetuou, nesta terça-feira (13/01), a prisão do homem de nome Joselito Barbosa Ayres Júnior em Floriano. O indivíduo é suspeito de uma tentativa de feminicídio contra sua companheira, Bianca Silva, em crime ocorrido no no dia 30 de dezembro de 2025.
Segundo o delegado Rafael Cordeiro, o crime aconteceu na rua Antônio Osório pitombeira, no bairro Pau Ferrado, em Floriano.
“Segundo as investigações, motivado pelo sentimento de posse e pelo inconformismo com o desejo de separação da vítima, o agressor efetuou disparos de arma de fogo contra ela, atingindo-a no braço e no tórax. A consumação do feminicídio apenas não ocorreu devido a uma falha mecânica no armamento no momento em que o agressor tentou efetuar disparos contra a cabeça da vítima. Toda a ação violenta foi praticada na presença da mãe e da filha da vítima, uma criança de apenas oito anos de idade”, informou.
Logo após o fato, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do investigado ainda no plantão judiciário, tendo o mandado sido expedido no dia seguinte ao crime.
No curso das diligências para a localização do suspeito, a equipe policial deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão na residência do suposto autor ontem, no dia 12 de janeiro de 2026. Já nesta terça-feira (13/01), o homem apresentou-se na unidade policial acompanhado de seu advogado, ocasião em que foi dado cumprimento ao mandado de prisão e realizado o seu interrogatório oficial. O investigado responderá por tentativa de feminicídio majorada e encontra-se agora à disposição da justiça.
Fonte e foto: Ascom SSPPI
O guarnição do Corpo de Bombeiros da cidade de Floriano tem um compromisso de atuação em diversos municípios como por exemplo Uruçui que fica ha 226 kms de sua sede. Na manhã de ontem(13) eles foram acionados para uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima presa nas ferragens e a missão da equipe em situações dessa natureza é fazer o desencarceramento, como aconteceu recentemente em outra situação entre as cidades de Floriano e Itaueira.
No caso de ontem a equipe composta pelo 1º SGT Lavozier, SD Rodrigo, SD Machado, SD Thélio e SD Alencar se deslocou para a cidade de Uruçui numa ocorrência envolvendo dois veículos sendo uma carreta e um carro de passeio que foram destruidos pelo fogo deixando as vítimas nas ferragens. No carro de passeio morreram três pessoas no local e uma quarta vítima morreu a caminho do Hospital Regional de Floriano. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do acidente.
Da redação
Em ronda pelas ruas da cidade, a PM deteve um homem em atitude suspeita. O mesmo conduzia uma bicicleta de marcha, modelo infantil, marca Houston de cor roxa, que, averiguado com os familiares do indivíduo ficou comprovado não ser de sua propriedade.
A bike está recolhida ao pátio da Central de Flagrantes de Floriano. O proprietário pode retirá-la mediante apresentação de documento tipo Nota Fiscal ou outro meio que comprove a propriedade do bem.
Da redação
Quando a polícia não é acionada para ocorrências é porque elas não aconteceram, resultando num plantão policial sem alteração como se fala no bom policiês.
O Jc24horas esteve no 3º BPM para colher as informações sobre as últimas 24 horas em Floriano, e graças a Deus fomos informados que foi um plantão tranquilo sem nenhuma ocorrência grave, apenas acionamentos de praxe.
Da redação
Página 1 de 294