vlcsnap 2024 10 29 14h51m19s700

O açude Mário Bezerra, situado às margens da PI-140 em Floriano, enfrenta um grave problema ambiental: a proliferação dos aguapés. Essa vegetação aquática, que se espalha rapidamente, está cobrindo uma área cada vez maior do açude, causando sérios danos ao ecossistema. A presença excessiva dos aguapés afeta diretamente a qualidade da água e impede a oxigenação necessária para a sobrevivência dos peixes, o que resulta na morte de muitas espécies e prejuízo ambiental.

vlcsnap 2024 10 29 14h50m36s338

Nossa reportagem conversou com Rogério Canuto, morador da região, que manifestou grande preocupação com a situação. Ele destacou estar tomando as providências necessárias para remover a vegetação e devolver ao açude suas condições naturais, em um esforço para preservar a vida aquática e garantir que o açude continue sendo uma fonte de recursos para a comunidade.

vlcsnap 2024 10 29 14h51m34s169

“A gente está fazendo um apelo, aqueles amigos que puderem vir nos ajudar a fazer a limpeza, a gente vai marcar o dia, pra que a gente não deixe acontecer o que está acontecendo acabar nosso açude, acabar nossa área de lazer, tanto para tomar banho quanto para pescar”, ressaltou Canuto. Ele disse que: “já procuramos a Secretaria do Meio Ambiente, ela vai fazer uma perícia na água pra saber se ela está contaminada e depois a gente vai fazer um mutirão, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e com a Infraestrutura, para que a gente faça a limpeza do Mário Bezerra, pra não deixar se acabar dessa forma”, enfatizou Rogério Canuto.

vlcsnap 2024 10 29 14h49m50s760

O JC esteve no Piçarra Lubrificantes e ao comentar sobre o assunto dos aguapés no açude Mário Bezerra, aumentou o leque dos que defendem o meio ambiente e torcem para que o açude volta a sua normalidade. “A gente sabe que o meio ambiente é a problemática do momento. Que bom que estão sendo tomadas as providências e eu creio que logo vai mudar essa situação”, ressaltou Luzimary, gerente do posto Piçarra Lubrificantes.

Da redação