Xixá Foto

Após o trágico desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) no dia 22 de dezembro de 2024, deixando várias vítimas, cresce a preocupação com a manutenção de pontes em todo o Brasil. Esse alerta ganhou força entre os moradores de Bertolínia, no sul do Piauí, a 390 km de Teresina, que temem o desmoronamento de uma pequena ponte sobre o Riacho do balneário Xixá, localizada na BR-135 e que conecta os municípios de Bertolínia e Manoel Emídio.
Vídeos enviados pelos moradores ao portal JC24horas mostram rachaduras no asfalto da ponte, que, apesar de ser curta e semelhante a um bueiro, possui uma estrutura larga. O tráfego intenso de carretas carregadas, impulsionado pelo agronegócio, agrava as fissuras, enquanto as fortes chuvas do período causaram o transbordamento do riacho, aumentando ainda mais a apreensão local.

Eufran

“O tráfego é muito grande devido ao agronegócio, e a parte de cima da ponte está toda rachada. A população fica preocupada, especialmente após o ocorrido com a ponte do Estreito, no Maranhão. Queremos que isso chegue ao conhecimento do Dnit, da PRF ou de qualquer órgão responsável para que tomem providências antes que o pior aconteça”, alertou José Eufran Holanda Leal, técnico em Agropecuária e empreendedor da região.
A situação reforça a necessidade de ações preventivas e de um plano de manutenção sistemática das pontes, especialmente em rodovias com intenso fluxo de veículos pesados, para evitar tragédias futuras.

Da redação, com informações de José Eufran