Um filhote de onça parda, que foi encontrado por caçadores da cidade de Nazaré do Piauí, em estado precário de desnutrição, ficou vários dias na casa de um cuidador enquanto esperava o resgate por parte das autoridades ligadas ao IBAMA. Como diz o refrão musical; "quem sabe faz a hora, não espera acontecer."
A bióloga Davylla Kaylane, interagiu com os fatos em suas redes sociais acreditando que o IBAMA ou a Polícia Ambiental já tivessem tomados as providências, mas foi informada por moradores que o filhote continuava no mesmo lugar, na casa de um morador da zona rural do município. Ciente da urgência que o caso requeria, Kaylane pôs a mão na massa. Dirigiu-se até o lugar e constatou que a oncinha ainda estava ali. Entrou em contato com as autoridades, e viabilizou a ação do IBAMA, que, pasmem; até aquele momento não sabia do caso.
O filhote foi resgatado, e levado para Teresina, onde está sob os cuidados veterinários. Segundo a professora Davylla Kaylane, o animal se alimentou bem e foi medicado. A bióloga disse ainda que ouviu de moradores que esse filhote tinha um irmão que não foi resgatado, e que a mãe pode ter sido morta. Disseram ainda que outras onças pardas habitam a região, que está sendo degradada com queimadas e desmatamentos, e que esse cenário é que causa essas situações envolvendo animais silvestres.Assista ao vídeo:
Da redação: Abdias Castro