A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Piauí enviou 2.500 policiais para dar suporte à segurança pública durante as festas carnavalescas nos municípios piauienses. Somente na capital, o reforço será de aproximadamente 1000 policiais.
"Olha, nós queremos dizer que todo o planejamento foi determinado pelo comando da Polícia Militar para que a gente reforce cada vez mais. Nós sabemos que o Piauí vai ter um carnaval muito aquecido, Teresina vai ter um carnaval muito aquecido, mas algumas cidades do interior, elas demonstram tradicionalmente que tem uma movimentação muito maior. Podemos citar a região da planície litorânea, Luiz Correia, Parnaíba, Cajueiro, mas podemos citar Barras, Floriano, Picos e Água Branca, né?... José de Freitas. São as cidades que terão sim um Carnaval bastante aquecido e nós fizemos todo um planejamento contemplando esse reforço. Serão mais de 3.500 policiais envolvidos nesse reforço", disse o Comandante da DGO/PMPI Coronel Jacks Galvão.
A operação da PM também fará um trabalho de prevenção e repreensão no trânsito, além de ações voltadas ao combate à violência doméstica. "Nós temos aquelas ocorrências com perturbação de ordem pública, perturbação do sossego alheio, as questões relacionadas à violência doméstica, infelizmente. E aqui nós pedimos para que isso tenha uma maior atenção ao fazer essa ingestão de bebida alcoólica. Infelizmente é uma violência que ocorre, na grande maioria, dentro da própria residência, mas nós estamos atentos a isso. Que queremos pedir atenção especial ao trânsito. Muitas ocorrências de trânsito se multiplicam nesse período, mas nós estamos com toda a nossa fiscalização, com com toda a nossa atenção, com todo o nosso planejamento para combater todos os crimes, ressaltou o coronel PM, Jacks Galvão.
O Coronel Pitombeira, tambem da PMPI, disse lembrou que: "É um período de festa, mas vamos ter cuidado, vamos respeitar os limites, os direitos dos outros, principalmente com relação à mulher, e com relação à bebida, uso de bebida alcoólica e posteriormente uso de volante, que é um caso sério. Então as pessoas têm realmente consciência para que a gente possa voltar e retornar para nossas casas e e vir de forma segura, não só nossa, mas de todo mundo que vai estar participando desse período de carnaval". Confira a reportagem de Weslley Mendonça: