O quadro Cena Que Não Se Repete homenageia hoje a figura ímpar que foi o amigo, companheiro, conselheiro e profissional de conduta excepcional, 2º Tenente Wilde Moreira Santana. O oficial era lotado no 3º Batalhão de Polícia Militar, unidade onde desenvolveu toda a sua carreira policial. Nos tempo em que não havia a facilidade tecnológica digital de hoje, a parte burocrática da corporação era um desafio gigantesco, e somente homens como Wilde Santana conseguiam se virar nos trinta e resolver as questões. Outra característica de bom policial que distinguia o militar era a sua prontidão operacional nos momentos que era acionado. Era um homem altamente operacional quando atuava em eventos de fuga de presos do presídio Vereda Grande.
Em 2010 quando ele ainda era Subtenente, estivemos juntos numa corajosa caravana em prol da equiparação salarial com a PM de Brasília, era a tão sonhada Pec-300. O colega soube demonstrar sua coragem e integridade também nessa hora, portando-se como um irmão mais velho e sábio.
Nossa homenagem neste dia se estende aos familiares do nosso amigo. Tenente Wilde não resistiu às complicações do câncer contra o qual lutou por dois anos, e faleceu no dia 14 de fevereiro de 2015. Confira a entrevista que fizemos com ele quando ainda estava com saúde:
Da redação: Abdias Castro