A Orquestra Sinfônica Jovem de União tem transformado a vida de jovens talentosos ao oferecer uma formação musical que se estende muito além das notas e partituras. Com 53 alunos entre 8 e 18 anos, o projeto proporciona uma experiência enriquecedora que estimula o desenvolvimento pessoal e acadêmico. Sob a supervisão de uma equipe de professores qualificados, os alunos participam de aulas intensivas de terça a sábado, dedicando-se ao aprendizado musical e à preparação para o futuro.
Este projeto, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação, é gerido pela Associação Amigos da Cultura do Piauí (Assac) e coordenado pelo maestro Rocha Sousa, capitão aposentado da Polícia Militar.
“Esse projeto é uma retomada que aconteceu em 2022 no governo da governadora Regina Sousa, que não por acaso também é do município de União e conheceu as outras etapas do projeto que ocorreram de 2010 a 2013, 2017 a 2018”, ressaltou o maestro Rocha Sousa.
A orquestra tem a visão de formação permanente e acolhe novos integrante a cada ano. “É um trabalho oficina escola em permanente formação. Uma orquestra que ela é sempre base de quem está chegando e é base de expansão e aperfeiçoamento para aqueles que vão pra outros projetos”, enfatizou.
Da redação