Na manhã desta terça-feira (09), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, realizarão a solenidade da aula inaugural do Curso de Formação para Soldados Bombeiros Militares, com as turmas de 2025. O curso é destinado aos alunos regularmente aprovados no concurso público realizado no dia 4 de junho de 2023, além dos alunos subjudices que já estejam devidamente matriculados.
O evento que começará às 8h00, será realizado no auditório da antiga sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, localizado na rua Josefa Lopes de Araújo, S/N, Centro Cívico, Praça Edgar Nogueira, bairro Cabral. São esperados 272 alunos para a ocasião.
Após enfrentarem a “Semana Zero”, um período de adaptação de cinco dias, onde os futuros soldados passam por circuitos de exercícios intensos e recebem importantes instruções militares sobre postura, formação da tropa, hierarquia e disciplina, este é o momento de fazerem parte do curso e participarem das aulas que irão compor suas formações oficiais. O curso, com duração de 6 meses, possui um total de 1.492 horas aulas, que contemplará oficinas, atividades de campo e todo o cronograma de tarefas do curso de formação.
De acordo com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Coronel José Rêgo, o início do curso marca uma etapa essencial na formação dos novos militares. “A chegada desses novos profissionais representa um marco significativo para o estado do Piauí. É fundamental que se empenhem nas atividades, mantenham um desempenho de qualidade ao longo do treinamento e demonstrem que estão preparados para exercer, com dedicação, a função que o Corpo de Bombeiros Militar exige para seguir prestando um serviço de excelência à população piauiense”, destacou o Coronel José Rêgo.
Segundo o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMEPI, Coronel Moura, o Curso de Formação de Soldados é fundamental para fortalecer a instituição. É por meio dele que o Corpo de Bombeiros renova seu efetivo, mantém sua capacidade de atuação e reafirma o compromisso com a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente em todo o Piauí.
“A formação técnica transmite valores essenciais como disciplina, hierarquia, ética e coragem e espírito de corpo, que sustentam a credibilidade da corporação. Cada instrução e cada prática realizada prepara os novos bombeiros para enfrentar situações críticas, muitas vezes de alto risco, onde decisões rápidas podem salvar vidas”, pontuou o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMEPI, Coronel Moura.
Autoridades que representam todas as forças de segurança do estado deverão estar presentes no evento.
Fonte e foto: Ascom CMBEPI