Hoje dia 11 de outubro
o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física.Imagem do WhatsApp de 2025 10 12 às 07.27.28 fe163959A data foi instituída pela Lei Nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo e posteriormente comemorada em todo o território nacional.

A finalidade é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.

Segundo a LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.

Barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;
c) barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;
d) barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;
e) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;
f) barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias;
Acessibilidade Comunicacional
– Acessibilidade Arquitetônica
– Acessibilidade Urbanística
– Acessibilidade nos transportes
– Acessibilidade tecnológica
– Acessibilidade Atitudinal

É necessário eliminar as barreiras e promover inclusão social e profissional, respeitar e incluir a pessoa com deficiência em todos os espaços, eliminar todas as barreiras e todas as formas de discriminação.

Como pessoa com deficiência física, eu acredito na inclusão social e na eliminação das barreiras para que a sociedade veja a pessoa com deficiência como um ser humano dotado de direitos e deveres como todas as pessoas e coopere para a formação de uma sociedade mais justa e mais humana promovendo inclusão social, através da visibilidade da pessoa com deficiência, para ocupar o lugar de fala.
Onde pessoas com deficiência sejam ouvidas e atendidas em suas necessidades, respeitados os seus direitos e não ignoradas, invisibilizadas e abandonadas.
É preciso combater todas as formas de violência contra pessoas com deficiência e promover políticas públicas de inclusão social, inclusão profissional, acessibilidade e mobilidade urbana.

Fonte Dra Cláudia Alvarenga