Diante do quadro alarmante de casos de internações e óbitos causados por ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas com Metanol, o Jc24horas procurou o Diretor da Vigilância Sanitária do município de Floriano pra saber quais medidas estão sendo tomadas com relação aos consumidores e distribuidores do município, no sentido de prevenir contra esse perigo. JC - Como este problema chegou ao conhecimento de vocês e quais as providências adotadas até o momento?
CARLOS EDUARDO - Como o problema ainda não chegou em nossa cidade, nem nas cidades vizinhas, eu entrei em contato com as doutoras Tatiane e Iolanda em Teresina que são da ANVISA de lá pra gente tomar umas providências antes de acontecer. Ela nos orientou que está aguardando as determinações da ANVISA. Vamos fazer um treinamento para identificar as bebidas que tiverem contaminadas. Aí vamos começar amanhã esse treinamento. Eu mesmo vou fazer, por que eu quero estar à frente disso aí. Pois é a saúde da população que está em risco. Os restaurantes que servem os drinks as bebidas, se tiverem alguma dúvida podem nos procurar, pois eles não são culpados, e a gente precisa identificar de onde veio isso pra tomar as devidas providências.
JC - Quais as formas de contato disponibilizadas para a população entrar em contato com a Vigilância Sanitária em Floriano?
CARLOS EDUARDO - Por enquanto nós não temos um call center, mas estamos providenciando. Mas se você quiser nos procurar pode vim aqui, na lateral do Colégio Dinâmico, estamos aqui de 07h30 às 13h30. Mas eu posso dar o meu número, pois a partir do momento que eu assumi a Vigilância Sanitária eu tenho que estar a disposição de vocês. A partir do momento que acabar o treinamento vamos fazer um mapeamento de todos os estabelecimentos... distribuidoras, restaurantes, tudo que fornece bebidas para a população florianense. O contato telefônico fornecido pelo Diretor é: (89) 99930-6700
ENTENDA O CASO: Segundo um balanço do Ministério da Saúde já foram registradas no Brasil 195 casos de intoxicação por metanol, através da ingestão de bebidas alcoólicas destiladas, com dois óbitos confirmados em São Paulo.
Segundo o Ministério da Saúde o primeiro caso foi registrado em agosto e no final de setembro o caso se tornou público. Antes, os casos de intoxicação por metanol através de ingestão de bebidas, se restringiam a públicos vulneráveis como moradores de rua. Agora os casos estão acontecendo com bebidas servidas em bares, festas, encontros e familiares.
Isso despertou a suspeita de que bebidas adulteradas estejam sendo comercializadas e circulando pelo mercado em geral. Confira no vídeo:
Da redação: Abdias Castro