vlcsnap 2025 04 28 16h05m55s842

O portal jc24horas visitou nesta segunda-feira (28) a Escola Estadual de Dança Lenir Argento, localizada no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina. Fundada em 1985, a instituição iniciou suas atividades com apenas 80 alunos. Hoje, mais de mil estudantes frequentam as aulas de dança clássica, jazz e outras expressões artísticas, distribuídas em três salas de aula.
Um dos nomes mais emblemáticos dessa trajetória é o do professor e coreógrafo Frank Lauro, que assumiu a direção da escola em 2007 e permaneceu como coordenador até 2011. Ele também foi o criador do Balé Popular do Piauí, fundado em 1986, que revelou diversos talentos para o Brasil e o mundo.
“A dança cresceu muito no nosso estado, no interior do Piauí. A tendência é crescer, todo ano tem um festival de dança que move o Piauí todinho no Teatro 4 de Setembro”, destacou Lauro, em entrevista à reportagem.

Balé Rússia

Além do impacto regional, o trabalho de Frank Lauro ultrapassou fronteiras. Sua filha, Anne Julieth, é bailarina da Perm Opera Ballet Theatre, na Rússia. Outros ex-alunos também brilham fora do Brasil, como João de Brito, que atua com dança em Nebraska, nos Estados Unidos, e Lívio, que mora e trabalha com dança em São Paulo.
“Tem vários ex-alunos da escola, ex-alunos do Balé Popular que estão brilhando no mundo da dança”, afirmou, com orgulho.

IMG 20250428 WA0041

Pelo reconhecimento de sua trajetória e contribuição à cultura, Frank Lauro foi agraciado com a condecoração do Mérito Renascença, a maior honraria do Estado do Piauí.
Atualmente, o professor está envolvido em um novo projeto de difusão cultural, levando a dança ao interior do estado com o apoio das secretarias de Cultura e Educação, além do Governo Federal.

IMG 20250428 WA0028

“A gente vai começar por São João do Piauí, uma semana de aula. A gente monta o espetáculo para apresentar para os pais no final de tudo como resultado. De lá eu vou pra Picos, depois volto para Teresina pra ver quais são as outras duas cidades. Todo mês a gente tem duas cidades pra fazer”, contou.
O projeto representa uma nova fase de expansão para a dança piauiense, oferecendo formação artística e fomentando o talento local em várias regiões do estado.

Da redação