vlcsnap 2025 03 13 17h50m53s488

Rosalino Pereira de Sousa, residente na rua Francisca Lima, em Floriano, enfrenta sérias dificuldades devido à morosidade do sistema de saúde do Piauí. Desde 2022, ele utiliza uma bolsa de colostomia após uma cirurgia no intestino. O procedimento para retirada estava previsto para ocorrer em um ano, mas, quase três anos depois, ele ainda aguarda atendimento.
"Em julho dei entrada nos papéis, fiz todos os exames e entrei na fila. No fim do ano passado, me informaram que até o dia 10 de janeiro fariam a cirurgia. No mês passado, liguei e disseram que eu estava em primeiro lugar na fila, mas nada aconteceu", desabafa Rosalino. Ele relata que outros pacientes já passaram pelo procedimento no mesmo hospital enquanto ele continua esperando, sem explicações concretas.
Diante da situação, Rosalino faz um apelo: "Agradeço muito quem puder me ajudar, entrar em contato com o secretário de saúde para ver o que pode ser feito por mim. Sou pobre, tenho que trabalhar e não estou conseguindo".
O caso expõe as dificuldades enfrentadas por muitos pacientes no estado, que dependem do sistema público de saúde para obter qualidade de vida e dignidade.

Da redação