A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público prestar esclarecimentos acerca da reportagem publicada no portal de notícias JC 24h sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).image 750x500 6602d75a4217cEsclarece-se que o município de Floriano não realiza a triagem nem o atendimento inicial das ligações destinadas ao SAMU. Ao acionar o número 192, a ligação é direcionada diretamente para a Central de Regulação do SAMU, localizada na cidade de Teresina, que avalia a situação e determina ou não a liberação de ambulância.

A Secretaria Municipal de Saúde informa, ainda, que o município atende exclusivamente às chamadas repassadas pela referida Central. Assim, com base nas informações fornecidas pelo solicitante, a Central define qual tipo de ambulância será enviada para o atendimento: Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA).

Ressalta-se, por fim, que a base do SAMU em Floriano não realiza contato direto com o solicitante por meio de ligações telefônicas. Todo o contato ocorre exclusivamente entre os profissionais do SAMU/Floriano e da Central de Regulação, em Teresina, para o adequado direcionamento das diligências.

Fonte: Ascom