A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Cidadania Digital, orienta a população a atualizar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) com a proximidade do Carnaval e o aumento no fluxo de viagens. O documento é exigido para embarques em aeroportos e rodoviárias, tanto em viagens interestaduais quanto internacionais.WhatsApp Image 2026 01 19 at 12.07.56A CIN é o novo modelo de identificação adotado em todo o país, mais seguro e integrado ao CPF como número único. Em viagens para países do Mercosul, o documento também é aceito como identificação oficial no momento do embarque.

Moradora de Teresina, Brenda Taynara, de 25 anos, destaca a importância de não deixar a atualização para a última hora, “Precisei atualizar minha identidade porque iria fazer uma viagem para o Chile. Fui orientada de que, sem a nova identidade, poderia não conseguir embarcar. É importante não deixar para a última hora”, relatou.

Outra que reforça o alerta é Bárbara Fogaça, também moradora de Teresina, que atualizou o documento para viajar para outro estado. “Atualizei minha identidade porque, se não tivesse feito isso, eu não conseguiria viajar. Fiquei com receio de não embarcar, mas o processo foi super tranquilo e rápido. Recebi minha identidade em pouco tempo, sem dificuldade”, contou.

De acordo com o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, a recomendação é que os cidadãos se antecipem para evitar contratempos. ”Em períodos de grande movimentação, como o Carnaval, a procura aumenta significativamente. A atualização da identidade garante tranquilidade no embarque e evita situações de impedimento por documentação irregular. Nosso alerta é para que a população procure a unidade mais próxima com antecedência”, destacou.

A emissão da Carteira de Identidade Nacional é totalmente gratuita em todo o Piauí, tanto para a primeira via quanto para a substituição do antigo RG. Para solicitar o documento, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento em bom estado de conservação, CPF e comprovante de residência.

Atualmente, o Instituto de Cidadania Digital conta com mais de 190 unidades de atendimento em funcionamento em todo o estado, sendo 19 somente em Teresina, garantindo acesso amplo, descentralizado e facilitado à população.

Fonte e foto: Ascom SSPPI