A nova identidade já é uma realidade para os piauienses. De acordo com o Instituto de Identificação, mais de 1,5 milhão de piauienses já emitiram a nova RG, um número que presenta mais de 40% da população do estado.
O novo decreto do governo do Piauí determina que servidores estaduais devem substituir o antigo RG pela nova carteira de indentidade nacional. A medida faz parte da modernização da identificação civil em todo o estado. O superintedente de cidadania digital, Marcelo Mascarenhas, entende que a nova identidade "é mais segura, é mais difícil uma pessoa mal intencionada pegar os seus dados e falsificar", disse. Ele completou declarando que com a nova carteira os dados são confrontados com as bases de dados da Receita Federal, do TSE e da Polícia Federal e que isso garante mais segurança.
Os prazos para a atualização do documento é diferente para cada tipo de servidor: Comissionados, terceirizados e temporários tem até 30 de dezembro de 2025 para atualizar, enquanto os servidores efetivos terão até dia 27 de fevereiro de 2026. Já os inativos e pensionistas têm até 30 de abril de 2026 para regularizar o documento. Segundo o superintedente o Piauí possui mais de 190 Postos de Cidadania Digital, onde o servidor pode fazer a substituição da antiga RG pela nova Carteira de Identidade. Confira na reportagem da TV Antares Piauí:
Fonte e imagens: TV Antares Piauí