O entrevistado dessa quinta-feira(05) ho jc24horas é o policial penal Delfran Rodrigues, natural de Floriano, na infância gostava de brincar como toda criança, sonhava em ser militar do Exército Brasileiro mas Deus lhe reservava uma missão diferente, de maneira que mesmo prestando concurso para o EB não logrou êxito e terminou tangenciando para a atividade de agente penitencário que depois foi transformado em policial penal. Delfran Rodrigues participou ativamente no processo de mudança do nome e de função dos seus pares.
Quando ele ingressou na função de agente penitenciário sequer sabia ao certo quais as obrigações desse profissional de segurança, mas a medida que ía descobrindo percebia que não era bem aquilo o que ele queria.
Sua inquietação fez com que ele despertasse o interesse em participar de cursos na sua área de trabalho e e cursos que até então eram exclusivos dos policiais militares. A sua sede de saber fez com que ele se transformasse em "curseiro" itinerante, de modo que onde ele sabia que aconteceria curso na área da segurança ele investia do próprio bolso para participar.
Hoje ele é dono de um dos currículos mais ricos dos integrantes do quadro da polícia penal, compartilha o seu aprendizado ministrando cursos em diversos estados do Brasil e já exerceu diversos e importantes cargos na secretaria de justiça do Piauí, inclusive a de administrador da penitencária Gonçalo de Castro Lima, unidade prisional onde tudo começou. Nessa entrevista ilustrada com imagens, ele fala de sua história de vida profissional e de projetos pro futuro quando cumprir a sua missão no serviço público.
Conheça a história do nosso entrevistado e veja um exemplo de garra, determinação e persistência.
Da redação