O prefeito de São Francisco do Piauí, Fabiano Araújo de Moura, publicou um vídeo nas redes sociais nesta semana se pronunciando sobre o desabamento do teto de uma das salas de aula da Escola Mãe Mariquinha, ocorrido na última quarta-feira, dia 9. Na gravação, o gestor municipal se solidarizou com as famílias, os pais dos alunos, os profissionais da educação e, principalmente, com as crianças que estudam na unidade escolar.
Segundo o prefeito, a sala atingida abrigava 19 crianças, mas, felizmente, a maioria estava fora da sala em horário de intervalo no momento do incidente. Apenas um aluno foi atingido, sofrendo ferimentos leves.
“Quero aqui imensamente agradecer a Deus por esse grande livramento”, declarou Fabiano Araújo.
Ele informou ainda que já protocolou junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) um pedido de vistoria técnica urgente no prédio escolar.
“O intuito é realmente fazer um levantamento de todos os detalhes executivos, de todos os detalhes, o que foi que ocasionou esse desabamento de forma inexplicável nessa escola”, lamentou o gestor.
Durante sua fala, o prefeito também trouxe à tona informações sobre um contrato firmado pela gestão anterior. De acordo com ele, há cerca de um ano foi realizada uma licitação com o objetivo de contratar uma empresa de engenharia para realizar reparos no prédio da escola. A vigência do contrato foi até o dia 31 de março de 2024.
Fabiano explicou que o extrato do contrato foi publicado no dia 27 de dezembro de 2023, mas que, no dia seguinte, 28 de dezembro, o pagamento integral do valor contratado foi realizado.
“Eles publicaram esse extrato do contrato no dia 27 de dezembro e, de forma inexplicável, no dia 28 de dezembro de 2023, 1 dia depois da publicação do contrato, a gestão anterior realizou o pagamento integral do valor contratado. Eu aqui realmente não consigo compreender como que uma gestão paga o valor total do contrato com uma empresa pra realizar um reparo como esse sem ter a certeza que essa empresa irá prestar o serviço e de que irá prestar de forma correta”, questionou o prefeito.
A comunidade escolar segue em estado de alerta, enquanto os órgãos competentes investigam as causas do desabamento. A prefeitura promete total transparência nas apurações.
O jc24horas abre espaço para o representante legal da gestão anterior da Prefeitura de São Franncisco do Piauí se pronunciar sobre o assunto.
Confira o pronunciamento completo no vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura de São Francisco do Piauí.
Da redação