WhatsApp Image 2026 01 31 at 09.45.57 3Na noite de ontem (31), os membros da AAFLOR (Associação de Artistas de Floriano e Região) fizeram seu primeiro encontro, e o local não poderia ser outro senão o tradicional Restaurante o Djalma, situado às margens do Rio Parnaíba desde os anos áureos do Cais da Beira Rio.
Num ambiente descontraído e acima de tudo democrático, os membros ouviram, além de boa música cantada por ícones da noite Florianense, versos poéticos declamados ao ar livre, sob o olhar materno da lua do Cais e o deslizar tranquilo das águas do Velho Monge. O agitador cultural Jardell Vianna conduziu com maestria a pauta do encontro, além de cantar para os presentes.WhatsApp Image 2026 01 31 at 09.45.57 2 “A AAFLOR é uma criança que nasceu correndo, pois é fruto da indignação de artistas locais com o tratamento dado a determinadas vertentes da cultura local”, disse Abdias Castro, um dos idealizadores da agremiação artística. De fato, a palavra de ordem na reunião foi “inclusão e diversidade”, e a presença memorável de artistas celebrados em décadas passadas, provou a importância da AAFLOR como órgão de valorização e resgate. A agente cultural Anízia Carvalho expressou bem o sentimento geral, ao dizer que “ser artista não é uma escolha, está no DNA, e fazer arte é acima de tudo um ato de resistência.WhatsApp Image 2026 01 30 at 23.08.45O Jc24horas não poderia ficar de fora e esteve presente, tendo inclusive o Themístocles Filho cantando e declamando poesia autoral.
Ouvido pelo Jc24horas, ouviu o poeta José Paraguassu: “Meu amigo, a AAFLOR surgiu da insatisfação de como a Cultura de Floriano está sendo tratada. Porque em Floriano Cultura é só futebol, carnaval, São João e esquecem os outros seguimentos, a literatura, que é a mais desprezada, a música e outros seguimentos da Cultura que tem que ser valorizados. A identidade de um povo é a arte que ele produz. Nós aqui estamos representando a nossa cidade. A Cultura produzida aqui é que representa a nossa cidade. Então, diante da insatisfação dos artistas de Floriano, decidimos criar a AAFLOR”, disse o escritor.
A AAFLOR promete novos encontros e movimentos de resistência em busca de soluções para as causas que abraçou, e pela impressão do primeiro encontro dos membros, vem coisa boa por aí. A associação já conta com quase 50 artistas e prevê para os próximos meses a chegada de mais 50. 

 

Da redação: Abdias Castro