Este ano serão ofertadas mais de 11 mil vagas para cursos de graduação em instituições de públicas de ensino superior no Piauí através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), 2026. De acordo com o SISU, serão 5.374 vagas para a UFPI (Universidade Federal do Piauí), 4.260 vagas para a UESPI (Universidade Estadual do Piauí), 1.136 vada para a UFDPAR (Universidade Federal do Delta do Parnaíba) e 557 vagas para o IFPI (Instituto Federal do Piauí), abragendo onze cursos de graduação nas modalidades bacharelado e licenciatura em áreas como Saúde, Tecnologia, Ciências Humanas e Agrárias.image 38

 

A UFPI distribuirá as vagas destinadas à instituição nos seus quatro Campus. Segundo a pró-reitora de ensino e graduação da UFPI, Gardênia Pinheiro, 68% das vagas serão ofertadas no Campus de Teresina, 16% no Campus de Picos, 11% no Campus de Bom Jesus e 6% no Campus de Floriano. As inscrições no SISU vão do dia 19 ao dia 23 de janeiro com resultado e chamada previstos para 29 de janeiro. As aulas na UFPI terão início em 10 de março.image 39 As inscrições no SISU poderão ser feitas exclusivamente pela internet acessando o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e os candidatos poderão escolher até duas opções de cursos. A partir deste ano o SISU permitirá ao candidato, a possibilidade de utilização de notas de edições anteriores do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), em que o sistema irá considerar a melhor média ponderada entre as médias obtidas nos exames de 2023, 2024 e 2025. A regra vale, desde que o candidato não tenha participado como treineiro nas respectivas edições.

A UFPI anunciou também três novos cursos de graduação que serão ofertados a partir do próximo semestre nos Campus de Floriano e Teresina. Em Floriano a novidade será o curso de Medicina e em Teresina os cursos de Psicologia e Inteligência Artificial. Como são cursos novos não estarão disponíveis nesta edição do SISU e o processo seletivo será divulgado em breve. Assista à reportagem da TV Antares Piauí:

 

Fonte e imagens: TV Antares Piauí