Os trabalhadores da DPL Construções LTDA, empresa que presta serviços essenciais para a Equatorial Piauí, cruzaram os braços na manhã desta quinta-feira (12). A paralisação parcial ocorrerá no período das 06h00 às 12h00 e deve impactar a agilidade nos serviços de manutenção e atendimento em todo o Piauí.WhatsApp Image 2026 02 12 at 10.27.30 O motivo da paralisação é o impasse nas negociações e a decisão foi tomada por unanimidade em assembleia liderada pelo SINTSEP-PI, após a categoria rejeitar a proposta da empresa de um reajuste salarial de apenas 3,9% e um vale-alimentação de R$ 450,00. Os trabalhadores reivindicam uma valorização real que esteja de acordo com a complexidade e os riscos da função.
O movimento de hoje é visto como um "aviso". Segundo o sindicato, se não houver um retorno imediato e satisfatório por parte da Equatorial e da DPL Construções, a categoria está preparada para iniciar uma greve mais intensa e prolongada.
Em nota, o sindicato diz que "A paralisação é um exercício legítimo do direito de greve." conforme a Lei nº 7.783/1989. Estamos abertos ao diálogo, mas precisamos de respeito aos direitos dos trabalhadores que mantêm o sistema elétrico funcionando", destaca o ofício sindical.

Da redação