vlcsnap 2024 11 29 13h07m05s075

Desde as primeiras horas da manhã de hoje (29), internautas do JC24horas têm enviado vídeos de uma aeronave sobrevoando a cidade de Floriano. Trata-se do helicóptero da Polícia Militar, que está em missão de apoio à Polícia Civil. O repórter Temístocles Filho conversou com o Comandante de Aviação e Operações Aéreas da Polícia Militar Coronel Josuer, que destacou a importância dessa aeronave no combate ao crime organizado, bem como em ações de apoio ao Corpo de Bombeiros, como combate a incêndios, buscas e salvamentos. “Como é uma aeronave versátil, pode pousar em qualquer lugar, isso facilita a questão de nós termos esse apoio. Esse apoio visa orientar, balizar a aeronave sempre que ela for pousar em determinado lugar, e o abastecimento acompanha justamente para que dê mais autonomia com relação a operacionalidade da aeronave”, explicou o Coronel Josuer

vlcsnap 2024 11 29 13h08m47s482
O policiamento aéreo conta atualmente com um efetivo de 35 homens, atuando principalmente em Teresina, mas com operações que se estendem por todo o Piauí. O Coronel Josuer ressaltou que há planos para expandir as bases do policiamento aéreo para o interior do estado. A primeira base será instalada em Parnaíba, atendendo ao norte do estado até a região de Esperantina. Da mesma forma, a cobertura de Esperantina até Floriano continuará sendo feita pelo grupamento aéreo de Teresina. Já a área de Floriano para o sul do estado será coberta por uma base que será instalada em Bom Jesus. Além disso, a região do semiárido contará com uma base em Picos.
Essa ampliação visa fortalecer o policiamento aéreo em todo o Piauí, oferecendo maior segurança e suporte em situações de emergência, reafirmando o compromisso das forças de segurança com a proteção da população.
O Comandante avalia que em 22 anos de trabalho do policiamento aéreo, os avanços são positivos. “Nós começamos em 2002 com aeronave alugada e efetivo muito reduzido, mas essa atividade foi evoluindo e contamos sempre com o apoio do Governo do Estado pra que a gente sempre aprimore, melhore a prestação desse serviço para a sociedade piauiense”, concluiu.

Da redação