O DNA, é a chave para encontrar quem está desaparecido. Esta frase, abre o vídeo institucional do Instituto de DNA Forense do Departamento de Polícia Científica da Polícia Civil do Piauí enviado ao Jc24horas.O envio do vídeo foi uma gentileza do nosso amigo Pedro, que é Coordenador do Núcleo de Perícia de Floriano.
Desde o dia 5 de agosto a Polícia Científica está coletando material genético, (DNA), de parentes de pessoas desaparecidas. Essa simples e óbvia providência pode trazer respostas para muita gente que tem pessoa desaparecida na família.
Você, que tem um parente desaparecido, pode comparecer até o dia 15 próximo para fazer a coleta do material. Como acontece:
1 - Você que tem parente desaparecido vai até à Delegacia e faz a coleta do material genético.
2 - A Polícia Científica lança o DNA no banco genético
3 - Quando houver um achado de cadáver sem reconhecimento familiar, a polícia faz o cruzamento de dados, que poderá apontar para um 'desaparecido'.
Ontem o Jc24horas fez uma visita à dona Teresinha, uma mãe que todas as tardes senta na calçada esperando a volta do filho que saiu para trabalhar em agosto de 2020 e numa mais voltou. Assista ao vídeo:
Da redação: Abdias Castro