A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Pacto Pela Ordem, em uma ação integrada da Polícia Civil, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), e da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) uma operação com o objetivo de cumprir 11 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão contra mulheres ligadas a uma organização criminosa.Imagem do WhatsApp de 2025 06 26 às 10.12.21 918d2eeeAs ordens judiciais foram cumpridas em diversos bairros da capital: São Pedro (Prainha), Residencial HBB (Pedra Mole), Alto da Ressurreição, Vila São Francisco, Vila do Avião, Satélite, Cidade Leste 2, Tabajaras, Vila Mocambinho, Francisca Trindade; e também na cidade de Oeiras.

As investigações identificaram a existência de um núcleo feminino da facção, autodenominado “Companheiras Sintonia Piauí”, composto exclusivamente por mulheres que atuavam em funções estratégicas dentro da organização criminosa. O grupo adotava linguagem cifrada, codinomes e simbologia própria da facção, como o número 15, mantendo estrutura hierárquica interna e divisão de tarefas.

Essas mulheres exerciam papéis fundamentais, como vigilância armada, transmissão de ordens, organização de ações táticas e difusão de relatórios de segurança. Em conversas extraídas, foi possível identificar celebrações de execuções de rivais e até a publicação do estatuto da facção, com 45 itens disciplinares que incluem sanções como pena de morte para traidores.

A operação contou com o apoio das seguintes unidades: BEPI, Canil da FEISP, BOPE, Guarda Municipal de Teresina, inteligência da SSP-PI e da Polícia Civil.

A Polícia Civil reforça seu compromisso com o combate ao crime organizado em todas as suas formas e reitera que a população pode contribuir com informações por meio do canal de denúncias anônimas: (86) 9 9644-0647 (WhatsApp).

Fonte e imagens: Ascom SSPPI