A Polícia Civil do Piauí, por meio da por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) de Floriano, e a Polícia Militar do Piauí, por meio da ROCAM, em uma operação integrada realizada por volta das 12h20 desta segunda-feira (16/02), efetuaram a prisão de um homem de iniciais F.A.R.S., de 46 anos de idade.
Segundo o delegado Rafael Cordeiro da Depatri de Floriano, a prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Central Regional de Inquéritos de Floriano, além da autuação do investigado em situação de flagrância no momento da captura.
O investigado era alvo de um inquérito policial que apurava uma série de furtos qualificados e reiterados contra uma subestação de energia em Floriano. Segundo as investigações, o suspeito agia de forma contumaz, tendo sido identificado como o autor de invasões ocorridas nos dias 18 e 19 de janeiro, além de um furto de aproximadamente 30kg de cabos de cobre de aterramento ocorrido no dia 26 de janeiro de 2026.
Na ocasião do crime de 26 de janeiro, a ação criminosa causou o arrombamento da sala de baterias e o desarme de disjuntores de alta tensão. O dano à infraestrutura foi tão severo que o fornecimento de energia de toda a microrregião de Floriano, Nazaré e Vale do Gurgueia foi seriamente ameaçado, gerando um risco concreto de interrupção total (blackout) do serviço essencial para a coletividade.
“No dia de hoje, as equipes policiais localizaram o suspeito, logo após ele ter sido contido por policiais da ROCAM ao sair novamente da referida subestação elétrica. No ato da abordagem, foi constatada a tentativa de furto de fios e equipamentos de transmissão de energia. O suspeito possui um extenso histórico criminal, com 16 boletins de ocorrência registrados e nove inquéritos policiais por crimes contra o patrimônio”, informou o delegado Rafael Cordeiro.
A justiça fundamentou a prisão preventiva na necessidade de garantir a ordem pública, dado o risco à prestação de serviço essencial e a periculosidade do suspeito. O detido foi conduzido à unidade policial para os trâmites legais e agora permanece à disposição da justiça.
Fonte e fotos: Ascom SSPPI