A Polícia Civil do Piauí e a Polícia Militar do Piauí realizaram, nesta terça-feira (20/01), uma ação policial integrada na localidade Floresta, no município de Pajeú do Piauí, resultado do trabalho conjunto da Seção de Inteligência do 28º Batalhão da Polícia Militar (28º BPM) e da Delegacia Seccional de Canto do Buriti, com o apoio da equipe de Força Tática do 28º BPM e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis - DEAMGV de Canto do Buriti.
A ação policial foi desencadeada após o recebimento de informações de inteligência indicando a existência de uma roça de maconha na região, sendo realizado planejamento prévio para averiguação dos fatos.
Segundo o delegado Vinicius Araújo, durante a ação, foi realizada uma grande apreensão de entorpecentes, totalizando 2.740 gramas da substância conhecida como “skunk” (super maconha). No local, foi constatada ainda a existência de um extenso sistema de irrigação, utilizado para viabilizar e manter o cultivo do entorpecente.
“Também foram apreendidos diversos apetrechos utilizados para o cultivo, preparo e acondicionamento da droga, dentre eles cadernos de anotações, sacos plásticos, tesouras, fitas, balanças utilizadas para a pesagem dos entorpecentes, além da apreensão de uma espingarda e de dois litros de sementes de maconha”, informou.
O homem de iniciais J. R. de M., de 52 anos de idade, foi encaminhado à Delegacia Seccional de Canto do Buriti, juntamente com todo o material apreendido, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis, sendo lavrado o Auto de Prisão em Flagrante - APF pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Ressalta-se que as duas forças policiais, Polícia Militar e Polícia Civil, já haviam realizado, no ano de 2024, a apreensão de uma roça de maconha na mesma região, reforçando o trabalho contínuo e integrado de combate ao tráfico de drogas.
A Polícia Civil e a Polícia Militar reafirmam o compromisso com a sociedade, destacando que ações integradas e coordenadas continuarão sendo realizadas, visando a preservação da ordem pública e o enfrentamento ao crime organizado.
Fonte e imagens: Ascom SSPPI